"A MORTE DE ISAAC" (2019)
REALIZAÇÃO FÁBIO SILVA | ATORES JOÃO SILVESTRE, KIMBERLEY PEARL, ANDRÉ MARQUES | SOM ANDRÉ FREITAS | PÓS-PRODUÇÃO FÁBIO SILVA

SINOPSE
"Deus ordena a Abraão que mate o seu filho para que ele prove a sua fé. No último instante Isaac é poupado do sacrifício, e agora terá que descer o monte Moiriá e regressar a sua casa."


PROCESSO
Há algumas ideias a reter desta continuação da história bíblica e que podem ser associadas a cada uma das quatro personagens:

SARA (AMOR, MISERICÓRDIA, VONTADE, CORAGEM)
A curta-metragem inicia com a mãe de Isaac e esposa de Abraão a implorar a Deus que evite a morte do seu filho. Por muito que seja temente ao seu Senhor, Sara opta por não lhe ser cegamente obediente e decide expressar a sua vontade. 

ABRAÃO (TRAIÇÃO, ARREPENDIMENTO, VERGONHA)
Após quase tirar a vida ao seu filho, Abraão apercebe-se da loucura que esteve prestes a cometer. Prosta-se perante Isaac, arrependido e envergonhado. Na tentativa de consertar as coisas decide carregar o seu filho ao colo no regresso a casa. É importante ter em conta que Abraão é um homem velho, o que demonstra que esta tarefa não é fácil para si. É antes uma espécie de penitência, através da qual pede a absolvição ao seu filho.

ISAAC (CONFLITO, CONSCIÊNCIA, INSEGURANÇA)
O filho de Abraão e Sara simboliza o fim da inocência, a consciência da malícia que cobre o mundo. Isaac acorda confuso sem se lembrar muito bem do que aconteceu, mas o certo é que já não parece ver o mundo com os mesmos olhos. De repente, o seu pai não lhe parece de confiança - é como se este lhe fosse estranho. Enquanto se vê a ser carregado montanha abaixo por Abraão, Isaac sente-se em conflito interior. Por muito que o seu pai queira voltar atrás, algo profundo entre eles foi quebrado de forma irremediável. Surge assim a tensão entre pai e filho que permeia toda a ação da curta-metragem.

DEUS (VOYEURISMO, PODER, MALDADE)
Deus opera omnipresente na sombra, longe do drama que se desenrola entre a família. Tem o poder inabalável de tirar a vida assim como de a poupar. Ao contrário da humanidade, não sofre com as consequências dos seus atos. Poderia se dizer que Deus desencadeia conflitos propositadamente para se poder entreter com as repercussões dos mesmos.




ABORDAGEM

A imagem escolhida foca-se na tensão entre pai e filho. O facto de as suas caras permanecerem na sombra realça ainda mais este estado, não nos permitindo saber ao certo o que é que cada um deles sente. Se por um lado a cristalização deste momento nos remete para o Amor da Pietà de Michelangelo, por outro transmite-nos ambiguidade, mistério, medo e violência.







A MORTE DE ISAAC
Published:

A MORTE DE ISAAC

Cartaz para promoção da curta-metragem "A MORTE DE ISAAC", realizado por Fábio Silva.

Published: