Marta Godinho's profile

[Autorretrato Surrealista]

Projecto final de licenciatura em Especialização de Fotografia. Autorretrato surrealista que transpõe os estados de mente e mundos subconscientes da personagem que a constroem enquanto pessoa (eu).
"Clockwork Heart"
    Fotografia diretamente relacionada com o tempo, e como este nos molda enquanto pessoas. A obra pretende desumanizar a personagem, e apresentá-la enquanto uma máquina automatizada, que funciona como um relógio resultante do efeito que a passagem do tempo teve nela.
"Time Keeper"
    A fotografia pretende tanspor uma personagem "perdida no tempo", sendo que a perceção pessoal temporal passa por isso mesmo: Uma noção incoerente da passagem do tempo, seja ela mais rápida, ou completamente estagnada, evento esse que se encontra completamente fora do nosso controlo, mas que se pode sentir como uma estagnação temporal perpétua.

"Demons"
    As mãos representadas a agarrar e puxar a personagem com intenção de a conter, são uma representação física de eventos do passado, danos, traumas e bloqueios que impedem a personagem de funcionar psicológicamente de forma normal. Representa também os danos físicos provocados pela instabilidade mental.
"The Bridge"
    O mundo da imaginação e criatividade é aquele que é retratado no teor conceptual desta fotografia. Embora toda a fotografia aparente demonstrar um mundo físico, ela é na
realidade uma representação do mundo imaginário e criativo da mente.
"Mind in Bloom"
    Obra relacionada com o overthinking, o pensamento excessivo e obssessivo, sintoma resultante de ansiedade crónica. Dualidade presente na fotografia que representa a beleza do pensamento e do desenvolvimento de ideias, mantendo presente subtilmente o sofrimento silencioso de quem não se consegue desligar dos pensamentos.
"Source"
    Realcionada com o esoterismo, esta fotografia representa a energia natural da pessoa que influencia o bem estar mental e físico. A presença do gato deve-se não só à enorme conexão que este tem com a personagem (eu) mas também devido à crença de que estas energias são apenas percecionadas por animais com alta sensibilidade energética - como é caso dos felinos.

"Spineless"
    Representação física do sofrimento cervical, que se apresenta enquanto forma orgânica que cresce a partir da representação humana. Pretende demonstrar o sofriemento contínuo enquanto fator de hábito que desenvolve e cresce no ser humano como algo "natural".
"Dear Insomnia"
    Esta composição, pretende exatamente transmitir a sensação de insónia: quando o corpo e mente estão cansados mas não conseguem desligar, quando o desejo de adormecer é imenso mas adormecer torna-se impossível, quando o incessante pensamento corrente torna a insónia um sintoma tão diário, que esta se torna uma personagem "consciente".

"Search of Conscience"
    Esta fotografia prentede representar as múltiplas personalidades, sentimos e estados de espírito que se encontram na personagem do eu, assim como dentro de cada pessoa. É uma fotografia que representa muita da sua própria maneira, a busca por um desenvolvimento psicológico, por uma personalidade que seja "ideal" para a inserção na sociedade, ou naquilo que a sociedade nos pede a um dado momento.
[Autorretrato Surrealista]
Published: