Murilo Bispo's profile

Persona Invisible

This is a personal project about people and their jobs. Sometimes the hard work doesn't have value for some people. For me, all kinds of job have value.
Ideia:

Estava a caminho da ETEC quando vi os coletores pegando o lixo e jogando no caminhão, algumas pessoas passavam tampavam seus narizes e fingiam não enxergar o que acontecia. Isso infelizmente é muito comum, não só com os coletores mas com muitas outras profissões em que as pessoas ficam praticamente invisíveis para o resto do mundo, na hora em que pensei sobre isso abri meu caderninho no meio da rua e rabisquei a ideia para não perder o time. Depois busquei mais informações uma boa base conceitual e terminei a execução por coincidência no dia do trabalho (1 de maio), acho que a função do design deve ir além de fazer coisas bonitas para o público, meu papel como designer também deve ser conscientizar e fazer as pessoas pensarem a respeito da forma que levam suas vidas. Optei por utilizar pictogramas, pela linguagem simples e versatilidade.



Conceito:

Na Psicologia Analítica (Jung), é dado o nome de persona à função psíquica relacional voltada ao mundo externo, na busca de adaptação social. Jung usou este termo para mostrar a maneira como uma pessoa adapta-se ao mundo, sua máscara, sua maneira de ser socialmente. Essa máscara é necessária para nos adaptarmos à vida e sobrevivermos em sociedade. // 

Este projeto é acima de tudo, um manifesto e crítica sobre a má educação de algumas (muitas) pessoas que passam diariamente ao lado destes honrados e dignos profissionais, ignorando-os.

Para aqueles que quando precisam correm para perguntar e pedir, sem nem lembrar de agradecer depois ou para aqueles que não dão bom dia, boa tarde, boa noite, por não achar necessário cumprimentar estes profissionais. Também para aqueles que simplesmente não os enxergam, por ter uma visão limitada de mundo e já estarem condicionados a uma associação cromática entre a cor dos uniformes e a cor dos ambientes em que estão inseridos, automaticamente excluindo-os do seu campo de visão.

Infelizmente, para alguns são personas invisibles.
Pense um pouco como seria se sentir invisível, cheio gente ao seu redor.

Algumas pessoas ainda não entenderam que todo trabalho tem o seu valor.
pictograma base
Homem Placa
Faxineira
Cobrador
Segurança
Frentista
Porteiro
Garçom
Gari
Eu e você sabemos que todo trabalho tem seu valor e que não existem pessoas invisíveis.
• Este projeto foi inspiração diária no Abduzeedo
- This job was at Daily Inspiration on Abduzeedo 
 
 
• Artigo publicado no Catraca Livre
- Published article on Catraca Livre
 

• Artigo publicado na Revista Zupi
- Published article on Revista Zupi


 
Music for Inspiration 

Muito obrigado pela sua visita!

Thanks for your visit!
Persona Invisible
Published:

Persona Invisible

Pense um pouco como seria se sentir invisível, cheio gente ao seu redor. Algumas pessoas ainda não entenderam que todo trabalho tem o seu valor. Read More

Published: