Viviane Teobaldo's profile

Quer que isso faça parte da sua tatuagem digital?

Antes de escrever na internet, pense se quer mesmo que isso faça parte da sua tatuagem digital
Publicado em 28 de julho de 2018

Certamente você já ouviu falar que tudo o que publica na internet fica gravado lá para sempre. Se você ainda duvida, lembre-se que tem gente - e o mundo é gigante - que tem a estranha mania de "printar" posts, imagens, salvar vídeos, tudo isso para a posteridade. Tudo isso para ser usado no momento mais conveniente: geralmente, para quem "printou".

A isso chamamos de TATUAGEM DIGITAL. E não adianta se revoltar: rede social é vida pública, não é privada. Isso sempre foi muito claro. Se você não sabia, esteve sempre na plataforma errada.

Os últimos acontecimentos relacionados a celebridades da internet envolvidas em tweets antigos com conteúdo inapropriado mostram bem essa situação constrangedora: ainda muito novos e antes da fama, esses profissionais publicaram o que queriam numa "terra sem lei". Mas, o mundo mudou, as regras mudaram (hoje temos uma Lei de Internet!), os usuários mudaram, mas a tatuagem digital ficou. E alguém achou.

O fato de algumas celebridades terem perdido contratos milionários talvez não cause estrago maior do que o rombo na reputação deles. Porém, é um alerta para pessoas e marcas se manterem atentas a tudo o que postam nas redes sociais, sejam elas privadas ou não. Não apenas o que postam, mas o que comentam e o que curtem.
Tatuagem é bem difícil de apagar e, se mal feita, causa muito incômodo. Sei bem disso, pois tenho uma (de verdade) no pulso que foi mal feita e que preciso ajustar urgente.

Eu sou Viviane Teobaldo, jornalista, professora mestre e consultora envolvida desde o início em trabalhos e projetos nas áreas de Marketing e Comunicação, que usa o conhecimento para ajudar gente e empresas em processos de transformação digital ágeis e formação de equipes preparadas para a era digital.
Quer que isso faça parte da sua tatuagem digital?
Published:

Quer que isso faça parte da sua tatuagem digital?

Artigo para Linkedin

Published:

Creative Fields