Julia Webber's profile

Referências Brasileiras 2021_I Petrópolis

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS 2021_I

O Projeto Referências Brasileiras acontece no Inspiramais, maior salão de design da América Latina. Neste projeto, as tendências da próxima estação são decodificadas pela designer Julia Webber exaltando a cultura nacional. Como resultado, novas inspirações em superfícies, materiais e produtos de moda alinhados. O intuito é promover uma linguagem diferencial para as empresas de design e moda unindo uma estética global que seguindo a linguagem da estação e desejo de mercado, com a cultura brasileira influenciando na construção dos produtos e no storytelling.

A designer Julia Webber realiza este projeto com minuciosa pesquisa histórica e iconográfica. Após isso, desenvolve componentes e produtos de moda com estes materiais (dos setores de confecção, calçado, bijuteria, mobiliário e PET) juntamente com empresas parceiras que buscam caminhos inovadores em uma linguagem ao mesmo tempo global e com identidade, gerando amplo movimento de troca de informações e criação entre os envolvidos.

Na edição 2021_I olhamos para Petrópolis: cidade fundada por D. Pedro II em época de grandes descobertas científicas, teve este mote sempre atrelado graças às paixões do imperador por progresso. Na cidade de palacetes de barões, Alberto Santos Dumont construiu uma casa, que, tal qual seus estudos sobre aviação, era prática e minimalista.

Este herói nacional chama a atenção não apenas por seus inventos como o balão Brésil, o 14-bis, os degraus modulares da casa feitos para economizar espaço, um chuveiro aquecido e o relógio de pulso, produzido pelo amigo Louis Cartier. Mas, também, pelo esmero quanto a própria aparência, por construir uma imagem positiva do Brasil no exterior e pela generosidade. Nunca patenteou nenhum projeto, acreditava no compartilhamento e queria promover a união.

Este olhar plural do aviador nos questiona por que demoramos tanto a contemplar a cultura africana. Hoje, olhamos rodas de samba e capoeira e reconhecemos em cada movimento do corpo, cada salto, um voo de conquista e resistência. Um grande inventor é como um poeta: muda o sentido de palavras, transforma todo o campo das experiências possíveis, reformata a própria humanidade.  Vamos inventar uma nova década, voar todos juntos, promover uma sinapse global.
Um outro desenvolvimento foi a seda com linho com estampa de risca de giz com ícones lúdicos das invenções mais antológicas de Santos Dumont – o balão Brésil, o dirigível com que deu a volta na Torre Eiffel e o 14-bis – o gênio, que era um tanto quanto fashionista, usava apenas a padronagem de risca de giz para aumentar sua baixa estatura. O tecido foi utilizado em roupas e acessórios desenvolvidos por empresas petropolitanas, desconstruindo a imagem de Santos Dumont com ternos, coletes e camisas que viram vestidos de onde parecem sair de dentro um balão
Os degraus da casa A Encantada viraram metais que acoplam-se um nos outros e montam um relógio de pulso, outra invenção da mente criativa e prática de S=D. O mesmo projeto pode ser usado no setor de mobiliário como puxadores.
Da casa, o chuveiro com aquecimento que inventou – em forma de balde – ganha nova vida através de uma bolsa sustentável feita com resíduos de laminado sintético beneficiados e dublados.
O 14-bis serviu de inspiração formal para um calçado de solado retangular e couro de pirarucu.
Também, a forma do avião inspirou a criação de uma peça modular em couro que é encaixada uma na outra criando superfícies que viram casacos, pufes e porta lápis. 
Inspirações de voos sejam do inventor ou de afro-descendentes criam poesia de resistência com seus corpos em movimentos de capoeira. Traços feitos sobre as fotografias da pesquisa de campo viram estampas e bordados de capoeiristas formado por linhas digitais aplicados em tecidos de seda com impermeabilidade, em especial uma mistura de Seda com Poliamida biodegradável que tem o aspecto das sedas usadas nos balões, dirigíveis e no próprio 14-bis do inventor. Além disso, são aplicadas em coleiras para o setor PET.
Colarinhos altos na modelagem das roupas, como S=D usava para parecer mais alto!
Fotos de Zé Roberto Muniz

EMPRESAS PARCEIRAS EXPONDO NO PROJETO


FINILEATHER
@finileathercouroseacabamentosltda

NOVA KAERU
@novakaeru

WERNER TECIDOS
@werner_tecidos

MASTERBORD
@masterbordbordados

LRB TECIDOS
@lrbtecidos_

CIPATEX
@cipatexgroup

STICKFRAN
@grupostickfran


NIPESI METAIS
@nipesimetaldenim

ALLETA
@usealleta

CRIAÇÕES JUNIOR COSTA
@criacoesjuniorcosta

VISUAL
@lojasvisual

DESPI SWIMWEAR
@despiswimwear

WOM JOALHERIA
@womjoalheria

Mangue Clothing
@mangue_clothing

Cuscoloko
@cuscoloko
Referências Brasileiras 2021_I Petrópolis
Published:

Referências Brasileiras 2021_I Petrópolis

Published:

Creative Fields