Meeg

O Meeg é uma plataforma que oferece tecnologia digital para facilitar a criação, a gestão e o crescimento de clubes de assinatura. Ele foi criado em 2019 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por um time de tecnologia que desenvolvia outros produtos e que notou no mercado a falta de uma ferramenta que, de forma simples, diminuísse o trabalho de gerenciamento de um clube, assumindo tarefas braçais como a cobrança, a geração de relatórios e a prestação de comprovantes fiscais.

Levantamentos recentes dão conta de que o mercado de clubes de assinatura no Brasil já movimenta aproximadamente um bilhão por ano, dando continuidade a uma onda global deste formato de negócio que já movimenta um valor 10 vezes maior do que esse nos Estados Unidos. Quase sempre, o grande pulo do gato dos administradores dos clubes é a expertise que eles possuem em determinada área do conhecimento. Eles aliam isso a uma boa solução de tecnologia e oferecem isso aos usuários através de um serviço online de pagamento recorrente.

Segundo a Abcomm, mais de 800 empresas brasileiras se posicionam como clubes atualmente e se remuneram a partir de assinaturas pagas por usuários em troca de uma entrega periódica de produtos ou serviços. Esse número poderia ser maior se a tecnologia para viabilizar um clube não fosse muito cara para ser desenvolvida por um clube em fase de maturação ou mesmo por um clube que entenda que funciona melhor com uma quantidade restrita de assinantes. Esse número poderia ser maior também se esse sistema que permite a assinatura digital dos usuários interessados assumisse também funções burocráticas que muitas vezes fogem da alçada do profissional que criou o clube. Nem sempre o sujeito que cria um clube do livro, por exemplo, tem talento para gerenciar planilhas, realizar cobrança de inadimplentes e prestar contas à Receita Federal. O Meeg surgiu nesse vácuo, querendo democratizar a tecnologia de clubes e profissionalizar o setor, porque acredita muito neste modelo de negócio.


O crescimento de empresas dedicadas ao modelo de negócio de clube teve crescimento de quase 270% desde 2014.

Nas pesquisas de bastidor de produto, dentre todas as funcionalidades que apresentamos a potenciais usuários, a que mais chamou a atenção foi o combo de ferramentas que possibilitariam a cobrança recorrente e automática de mensalidades. 

A preocupação dos entrevistados tinha ligação direta com o principal problema que grupos de diversas correntes enfrentam: a dificuldade de sistematizar métodos de cobrança e fontes de receita em geral. 

A marca bolada para o Meeg conversa diretamente com essa necessidade central: o trecho de loop em formato de pretzel aparece como elemento master para representar continuidade, recorrência e sustentabilidade. As formas arredondadas, por sua vez, foram distribuídas por toda a identidade da marca para não permitir que o caráter pragmático da ferramenta retirasse a sua amigabilidade e apagasse o desejo do software de ser popular.




A ideia de apresentar ao grande público uma plataforma complexa passou por um trabalho prévio de humanização da comunicação. Além das formas orgânicas distribuídas com destaque pelo layout dos materiais, para falar de tarefas maçantes como controle financeiro, análise demográfica e logística, foram criadas personas simplificadas que permitiram apresentar essas atividades de maneira bastante ilustrativa.

Pensado com uma ferramenta auxiliar que precisava rodar de forma orgânica dentro da atividade de públicos diversos, o Meeg teve o seu UI Kit montado com aspecto minimalista, explorando apenas uma cor forte além do PB, eliminando sombras, texturas e quaisquer outros adornos que ainda hoje são comuns às interfaces gráficas de maior circulação. Se pudesse, o Meeg não teria interface gráfica, tamanha era a sua vontade de simplesmente rodar no background dos grupos que ajuda a sustentar. Já que precisou ter uma representação visual, optamos por apresentá-la da forma mais enxuta possível, quase invisível.

Através de um checkout rápido, o usuário faz login utilizando contas que já possui em outros serviços. Depois, visualiza seu pedido, preenche dados de identificação e cadastra um meio de pagamento que depois será utilizado automaticamente pela plataforma para manter a assinatura em dia.

Ao administrador, o Meeg entrega, além das funcionalidades de venda, uma dashboard para administração, onde é possível coletar visões gerais e específicas de desempenho do clube, bem como controlar a comunicação e a prestação de serviços aos membros assinantes.
O mercado de softwares sociais da última década se preocupou estabelecer redes digitais que desligaram os seus usuários da realidade. Utilizar por um longo período um software social passou a ser sinônimo de voltar-se para uma tela e fechar-se para o mundo. Utilizar um software passou a ser sinônimo de criar relações superficiais e laços efêmeros que não representam proximidade de fato. Trabalhar em um software que possibilite a união de um clube em torno de um interesse real, para nós, é trabalhar em um projeto que redime o software da figura que se criou sobre ele ao longo dos últimos anos.

Quando permite que bons produtores ou curadores de conteúdo, produtos ou serviços montem redes de forma prática e acessível, o Meeg ajuda a fazer perdurar as boas ideias e coloca o poder de forma democrática na mão de quem produz. Quando permite que um clube se alimente através do pagamento recorrente das pessoas que se interessam por ele, o Meeg possibilita que pessoas e instituições registrem entre si um vínculo profundo que está ligado ao bem estar comum das partes. Quando permite que atividades do cotidiano ocorram porque um software recolhe e repassa quantias em dinheiro suficientes para financiar operações, o Meeg se posiciona como um software que auxilia a realidade, e não que se estabelece como uma realidade a parte, como tantos outros serviços surgidos na última década trataram de fazer.

Para operacionalizar tudo isso, reunimos um time de designers, programadores, consultores e analistas de negócio. Fizemos questão de construir painéis bastante simples focados em atividades realmente importantes e úteis para quem está do lado de lá. Com telas simples, suporte dedicado, funções significativas ao alcance das mãos, custo de implantação zerado e custo de manutenção vinculado ao volume arrecadado pelos clubes, o Meeg quer ajudar a fazer o mercado de clubes continuar crescendo no Brasil e reciclando a função que a internet tem na construção de relações de longo prazo.


______________


Time de Desenvolvimento @maisshows lab

Afonso de Lima
Concepção de produto; branding; naming; ui kit, ilustrações; iconografia; motion; redes sociais.

Carlos Viegas
Pesquisa; concepção de produto; UI; UX; texto; roteiros; locução; frontend; gerenciamento de projeto. 

Guilherme Hoppen Wiersbicki
Análise e estruturação de projeto; desenvolvimento de API; desenvolvimento frontend React; gerenciamento de infraestrutura.

Gustavo Tomanini
Análise e estruturação de projeto; desenvolvimento de API; desenvolvimento frontend React. 

Nicolas Villanova
Frontend React; html; css; javascript


______________



Obrigado por conferir!



 
Meeg
Published: