Take...space in silence
Take… space in silence
Lancei-me no desafio de transformar um conceito musical num plástico passando abusivamente de uma linguagem para outra sem seguir qualquer regra. Paul Desmond, criou em 1959, um tema a que chamou take five e que utiliza uma nova forma de contar, em quíntuplos. Não se trata da passagem direta de uma linguagem para outra mas antes da apropriação de um conceito contido na composição musical. Como na música, as formas plásticas ocupam espaço e esse espaço tanto pode ser de silêncio, som ou forma. É daqui que parto, entre a forma e o espaço e a sua ocupação racional de uma maneira silenciosa.
O homem é um construtor e como tal cria continuamente casulos para se separar, proteger, sobreviver ao mundo natural. Isola espaços que passam a ser seus, impõe regras conceptuais à paisagem mas, mesmo assim, dentro de cada casulo ocupado está um bicho que nunca corta a sua ligação com a natureza. Cria então numerosas teorias para explicar a sua profunda vontade de viver em casulos isolando o seu espaço introspectivo, a consciência também se constitui como um casulo, do seu casulo exterior o corpo que lhe lembrará toda a vida que é um bicho sujeito às regras da Natureza. Ser concebido, nascer, crescer, morrer e transformar-se em matéria que a natureza controla como e quando lhe for necessário.
A palavra take também significa uma performance de um só fôlego. Por isso encenei os meus personagens sobre um plateau onde cristalizam um take. Nele vão assumindo várias formas de tomar o espaço com o corpo, portanto comunicando através da mímica, aqui tomada como um código social. Estes códigos permitem ao homem manter o seu espaço privado fora de perigo, longe do seu casulo de segurança, o outro nunca invadirá o seu espaço.
Mas o bicho que sobrevive em nós tenta desesperadamente criar laços com os outros. Assim ensaia ligações que realmente crescem dentro dele. Mas crescerão essas ligações também dentro dos outros em relação a ele?
Take by heart
Take silence
Take  seeds
Take a seat
Take care
Take side
Take your word
Take sun
 Take space
 Take a breath
Casulos
#4
#1
#2
#3
#3
#5
Desenhos
 
As sombras são o silêncio da luz, o espaço onde podemos abrir outros mundos.
Performance
Take...space in silence
2
54
0
Published:

Take...space in silence

Casulos
2
54
0
Published:

Creative Fields