O conceito
Garden é a marca que une um estilo de vida alegre, leve e elegante. Seu público-alvo é feminino com idade de 16 a 30 anos. A persona tem mentalidade jovem, personalidade (apesar de não ser rebelde), é orgulhosa de si e gosta de demonstrar essa identidade através de suas roupas elegantes porém confortáveis e leves, que valorizam sua beleza natural e intelecto. Seu principal símbolo são as flores, que representam esta beleza autêntica e esbanjam liberdade, sendo admiradas por serem da forma que são sem se abalar pelo externo.
O desafio
Confeccionar um logotipo que consiga exprimir seu conceito e conquistar sua persona.
Inspiração
Com base no desafio e sabendo da paixão por flores, comecei por montar meu Mural de Inspiração trazendo tudo o que imaginava de tipografia, imagens e rascunhos de tudo que pudesse externar as características informadas no conceito.

Eu procurava possíveis ícones e tipografias que pudessem passar esse ar de "beleza-leve" e amigável, meu alvo eram fontes arrendondadas ou cursivas e um ícone que acompanhasse o estilo. Para isso, escolhi a margarida como flor de exemplo por ser delicada e bela, com seu próprio ar de inocência.

A maior dificuldade, no entanto, veio no problema de haver uma linha tênue entre um logotipo de varejo para um logotipo de produtos para jardinagem, principalmente ao utilizar a cor verde (pensada inicialmente para o projeto).

Comentário do autor: pode parecer brincadeira, mas realmente essa possibilidade de associação permaneceu em minha cabeça por um bom tempo, felizmente, ela foi resolvida logo mais à frente.
Mural de Inspiração
   
Iconografia
Com os rascunhos como base, eu precisava, nesse momento, trazer a margarida à tona de uma forma elegante e moderna. Para isso, procurei recriá-la em um movimento de abertura em 2d, utilizando um gradiente crescente e angulação das pétalas dentro do círculo para manter a proporção.
Cor
Uma vez definido a primeira versão do ícone, era necessário encontrar uma cor que combinasse com os parâmetros, além de trazer resultados práticos para o e-commerce.

Da paleta escolhida abaixo, separei as três cores que poderiam trazer esses temas. O Verde, motivador, conversivo e atrelado ao termo "Garden". O Rosa, acolhedor, feminino, leve e descontraído. E o Azul, calmo, bonito e eficiente.

Das três opções, escolhi o rosa, que abraçou com total afinidade os termos da nossa persona.

Comentário do autor: nesse momento a possível associação à produtos de jardinagem foi decisiva para a eliminação do verde, bem como a cor azul não ser (por senso comum) símbolo de feminilidade tanto quanto a rosa, culminou na escolha final.
   
Ícone - Pré-finalização
Após decidir a cor, aparentemente o ícone estava terminado. Porém, o "botão" da margarida ainda me incomodava ao não conseguir harmonizá-lo com o resto do conjunto.

A solução foi o bom e velho Gestalt que apareceu para fazer uma participação especial, ajudando na pré-finalização do ícone.
   
Tipografia
Restava agora encontrar um par perfeito para este ícone. Procurei por diversas fontes e achei algumas pretendentes destacadas abaixo, porém, a fonte reef - dos designers Gatis Vilaks e Evita Vilaka - me atraiu assim que a vi e encaixou como uma luva no projeto.

Comentário do autor: esse foi um dos projetos que mais demorei a encontrar uma tipografia adequada, ainda assim, o trabalho não estava terminado, como será demonstrado logo mais.
   
Ícone - Versão Final
Com a tipografia escolhida, pude finalmente bater o martelo do ícone e definir suas cores finais. 

Rapidamente descartei o gradiente com transparência e a versão de cor sólida, o que me restou apenas dois gradientes bem semelhantes, com ligeira diferença de coloração.

O último foi o escolhido.

Comentário do autor: enquanto o gradiente do penúltimo encerrava em sua última pétala com a cor da marca (#F99FC9), o último encerrava em uma cor anterior e mantinha a cor da marca apenas para o texto, criando uma pequena sinergia entre ícone e texto.
Lettering
Apesar da fonte ter se encaixado de forma ímpar ao projeto, ainda era possível torná-la perfeita de forma a criar uma identidade própria e única para os anseios da marca.

Comentário do autor: o trabalho ficou em arredondar as arestas e acertar a proporção para criar letras que dessem vontade de tomá-las como um milkshake em um dia quente de verão.
Logo
Martelo batido. Chegou a hora de parametrizar os dados do projeto e fechar o arquivo.
   
Aplicações
   
Aplicação em Preto e Branco
   
Aplicação em produtos Self-brand
Garden
0
27
0
Published:

Garden

Desenvolvimento de logotipo e identidade visual para a loja Garden.
0
27
0
Published: