Autorretratos: Série ILLNESS
"Esta é uma série de fotos sobre o meu processo. O meu processo de enfrentamento de uma doença.
Mais especificamente o enfrentamento dos efeitos colaterais vividos no tratamento dela.

Foram 3 meses de afastamento médico.
O diagnóstico: Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico
A causa: não ouso apontar... Mas com certeza é formada por uma série de fatores acumulados ao longo de anos de negligência comigo mesmo.

O gatilho: deste não restam dúvidas. Trabalho. A exaustão nascida de uma rotina de cobranças, expectativas em cima de performance, resultados e "manter-se atualizado" numa área onde tudo muda a cada mês, num sistema onde somos "recursos" e não mais pessoas, e nos comunicamos com os "colegas" de trabalho, departamentos e líderes quase que unicamente através de um aplicativo de mensagens, enquanto não sabemos nem o nome da pessoa sentada na cadeira ao lado.

Aprendi: O tratamento de doenças da árvore da Depressão (como as que tive/tenho) não é feito só com "pensamento positivo" e reza braba, e sim com medicamentos antidepressivos. Mas antes que pensem que estou desencorajando o uso destes, adianto logo: Funcionam. E se não fossem esses medicamentos, talvez vocês nem estariam lendo este texto.

Mas, com bem disse uma amiga, o que quase ninguém conta é: no início do tratamento, até que o remédio domine a doença, você vai do céu ao inferno rapidinho (ok, provavelmente você já não estava no céu né?). A minha mente, e o meu corpo, eram uma coisa diferente a cada semana, às vezes de um dia pro outro. Como se tivessem soltado um gato andando em cima do painel de controle da minha cabeça. Quem sou eu? Quem ESTOU eu? Não me reconheço. E isso também se refletiu no meu corpo físico.

Esta pequena série de fotos, ILLNESS, fala sobre esse processo, e alguns dos efeitos dele. Só alguns, pois te digo, foram muitos... E alguns eu não quero revisitar, me desculpem.
Expurgar as dores em forma de arte é uma ferramenta que me ajuda muito. Espero que possa servir de encorajamento a mais alguém pra que encontre a sua forma de lavar a alma. Pois é possível, é sim!"

ILLNESS - 1: A Mente Inquieta


ILLNESS - 2: A Falta de Apetite


ILLNESS - 3: A Insônia


ILLNESS - 4: A Apatia


ILLNESS - 5: A Ansiedade


ILLNESS - Final: O Bruxismo


Série de Autorretratos: ILLNESS
Série de autorretratos sobre o processo de enfrentamento e tratamento da Síndrome do Pânico e TAG, vivido por mim, no ano de 2019

Abril a Junho/2019
Autorretratos: Série ILLNESS
3
18
0
Published:

Autorretratos: Série ILLNESS

3
18
0
Published: