Helena Reis, Ainda Rosa, Elena La Conte, Helena Helft, Josina Corte-Real, Aixa Figini, Nazaré da Silva (Esq. para Dir.) Fotografia de Helena Gonçalves e Inês Sambas.
CIRCULAR é um ensemble de experimentação e improvisação vocal formado por sete cantoras oriundas de diferentes países como Argentina, Itália e Portugal, com diversas influências e distintos backgrounds musicais.

O grupo explora a improvisação musical através de uma linguagem gestual - Sistema de Ritmo com Sinais - que permite dirigir a improvisação em tempo real para criar composições musicais e paisagens sonoras de forma lúdica e criativa. São utilizados diversos recursos vocais em todas as suas vertentes sonoras, assim como percussão corporal. São também exploradas músicas e ritmos tradicionais de todo o mundo, beat-box, textos poéticos e dramatúrgicos.

Sete cantoras estão dispostas em círculo e são dirigidas gestualmente por uma delas. As composições improvisadas levam o público a viajar por paisagens sonoras que vão desde o melancólico, passando pelo tribal e o folclórico até ao oposto rítmico do jazz e do experimental. Cantam-se músicas do mundo: melodias turcas, dos andes, africanas, japonesas, entre outras e ouvem-se toda uma riqueza de jogos rítmicos e harmónicos. 

CIRCULAR is an experimental vocal ensemble of 7 women singers that explores musical experimentation throughout a code of Rhythm System that enables to create live music and distinct musical landscapes using the voice, body percussion, beat-box, world folk songs and theatre/poetry texts.

CIRCULAR
Published:

CIRCULAR

Published:

Creative Fields