Hannah Nader's profile

Teko Guarani / Fashion Design

TEKO GUARANI
Esse projeto foi gerado em grupo (três brasileiras e três paraguaias) durante a semana de design no Centro Universitário Belas Artes, onde ocorreu o concurso Tory Alegria. A proposta era criar em três dias, uma coleção de 10 camisetas que educassem através de palavras no idioma Guarani, em que a vencedora seria produzida pela empresa Tory Alegria, comercializada e toda renda revertida para a comunidade Guarani.

This project was created by group (three brazilians and three Paraguayans) during the design week at the Centro Universitário Belas Artes, where occurred the Tory Alegria contest. We had to create in three days, a 10 t-shirt collection that create awareness to the guarany language that is endangered. The winner collection would be produced, sold, and the money donated to the Guarany community.
Queríamos gerar através da nossa coleção, consciência e significado para o idioma Guarani, para as questões indígenas como a perda de território para fazendeiros e a destruição do meio ambiente. Assim trouxemos a questão do consumo consciente e uma produção de baixo impacto ambiental com o tingimento natural e ecoprint.

We wanted to bring awareness to the language, loss of territorial lands that belongs to the guarany community to the farmers and the destruction of the environment. Having that in mind, we brought up conscious consumption and low impact production by doing it all with ecoprinting and natural dyeing
Ecoprint e Tingimento Natural
Técnicas totalmente naturais, obtendo a estampa e coloração a partir dos formatos e coloração de folhas, flores e sementes. Uma produção de baixo impacto ambiental.

Ecoprint and Natural Dyeing
Totally natural techniques, having the dyeing and marks done by leafs, flowers and branches.

Na universidade colhemos algumas folhagens e fizemos impressões para obtermos as texturas das folhas e gravetos que desejávamos para a nossa coleção.
At the university we collected some leafs and printed it to get the leaf's texture we wanted for our collection.
Escolhemos 9 palavras para representar três sentimentos: Indignação, esperança e amor. 
We picked nine words to represent three feelings: indignation, hope and love

Indignação: Pela situação da Amazônia com o desmatamento, queimadas e péssimas leis/investimento para a proteção da mesma. Falta de apoio a comunidade indígena.
indignation: For the Amazon's forest situation. About the huge fires, deforestation and fail laws of protection.

Esperança: Pelo cuidado e proteção da natureza e de uma cultura, para não deixar a língua guarani desaparecer.
Hope: To care and protect nature and a whole culture, to not let the language die.

Amor: Com a união e perseverança, conseguir reverter o quadro de desastre natural e cultural que vem acontecendo.
Love: To reverse the situation of destruction with love, uniting people and keeping the faith 
esboços de como seria a coleção e estampas
Coleção pronta
Cinza: Indiginação
Vermelho: Amor
Verde: Esperança
Na décima camiseta fizemos o mapa da América Latina, com os círculos marcando figurativamente o território guarani, formados pela frase "Não deixe nossa cultura morrer" em português, espanhol e guarani.

Atrás das camisetas com bolso, um trecho do poema guarani nas três línguas:  "A ver se não chega a lá longe para ser escutada. Para ser visto pelo nossos olhas como é lindo o idioma"
Embalagem 
Sugerimos a criação de uma embalagem feita de folha de papel semente e caixa de papelão para ter o ciclo de todo o produto o mais sustentável possível. Na folha viria escrito todo o processo de fabricação da blusa, o tingimento, ecoprint e um poema guarani. Não víamos significado em criar uma coleção de camisetas apenas, onde a sua produção fosse tóxica para uma campanha de conscientização sobre a comunidade indígena. 

Package 
The package would be done with seed paper to have a sustainable cycle. In the paper, it would have a target (the brand) for virtual reality, showing the process of creation of the T-shirt and a guarany poem.

Realidade Aumentada
Além disso, através do logo, criamos uma realidade virtual através da plataforma Artivive, onde as pessoas poderiam ler o target na blusa e ver um vídeo do processo de produção da mesma.
Ex: 
https://br.pinterest.com/pin/393220611214607132/


Foto com algumas integrantes do grupo
Teko Guarani / Fashion Design
Published:

Owner

Teko Guarani / Fashion Design

Coleção de roupas criada para o concurso Tory Alegria

Published: