Mariana Alecrim's profile

Tecnologias na Educação

As novas tecnologias na educação são importantes para a dinamização no processo de aprendizagem, elas não substituem o papel do professor, mas muitos ainda sentem-se inseguros por não conseguirem acompanhar o avanço tecnológico e acabam não trazendo para a sala de aula. Ainda podemos ver que diversas escolas proíbem o uso de aparelhos tecnológicos, pois muitas falam que essas acabam distraindo ou deixam dependentes, optando assim pelo ensino tradicional.
Os ambientes escolares precisam ser reinventados, adicionando o uso de tecnologias para que possa ter maior interação entre alunos e professores, fazendo com que possa conduzir uma aprendizagem criativa, autônoma, colaborativa, não só nos espaços escolares, mas também na comunidade e em casa com seus familiares. Contudo, para que isso aconteça o professor precisa ser ressignificado, perdendo o medo de ser trocado por essas tecnologias inovadoras, mas, sim, atuando junto à elas, orientando seus alunos que eles devem aprender a selecionar informações, procurando distinguir o verdadeiro e o falso.
Excluir os aparelhos tecnológicos da sala de aula acabam criando uma barreira, fazendo com que o professor fique como uma figura negativa. Entretanto é preciso trazer-los para o contexto do ensino, aproximando não somente professor e aluno, mas também a aproximação dos próprios alunos entre si.
As tecnologias digitais proporcionam novas descobertas e curiosidades, estimulando novas experiências através da cultura digital, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Isso faz com que haja uma reinvenção dos materiais didáticos, que precisam ser dinâmicos e interativos, proporcionando que desfrutem do universo digital.

Tecnologias na Educação
Published:

Tecnologias na Educação

Por meio desse projeto viemos mostrar como o uso de tecnologias na educação vem se inovando a cada dia mais, devido a criação de diversas ferrame Read More

Published:

Creative Fields