O projeto teve como objetivo integrar à comunidade o sítio que hoje pertence a Cooperativa Agrícola Mostardense. Isso se dá através da requalificação do espaço aberto e edificado, demolindo as edificações necessárias e dando um novo uso para as áreas remanescentes. Para a definição dos novos usos foi estudado o terreno e suas diversas relações com a cidade (densidade do contexto urbano, hierarquia viária das adjacências, pontos de interesses, usos do solo, conexões, etc.), além de analisar as demandas e potencialidades da região a serem exploradas. Assim, os novos usos têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico do município. Busca-se fomentar:
- o turismo;
- a gastronomia;
- a feira da agricultura familiar e doces caseiros;
- o artesanato;
- os grupos artísticos;
- os jovens profissionais.
Cria-se um ambiente atrator, que faz uso de soluções arquitetônicas que respondem as novas necessidades do espaço construído e que explora as estruturas existentes do espaço aberto originando um percurso lúdico com mirantes, passarelas, diferentes níveis de contemplação, espaço de projeções, espaço aberto para apresentações, entre outros. 
ESTUDOS DO CONTEXTO URBANO
INTERVENÇÕES
EDIFICAÇÃO
ACESSO PRINCIPAL
PRAÇA DOS SILOS
PASSEIO LÚDICO (passarelas, mirantes, etc.)
EDIFICAÇÃO EXISTENTE x INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA
ESPAÇO PARA FEIRAS
RESTAURANTE ÂNCORA
ESPAÇO COLABORATIVO DE TRABALHO (mezanino)
PRAÇA INTERNA (cafés, bares, espaço de permanência, conexão com silos, etc.)
COOPERA+ | acadêmico
Published:

COOPERA+ | acadêmico

Este projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS), no ano de 2018. O objetivo foi Read More

Published:

Creative Fields