34° Campeonato Paulista - Karate Kyokushin



34° Campeonato Paulista de Karate Kyokushi
Branding
-

[POR-BR]  Quando o Marcos Furlan, presidente da Confederação Brasileira de Karatê Kyokushin, nos procurou, a ideia trazida foi clara: "Queremos um evento com qualidade, que consiga impactar os atletas, suas famílias, antigos alunos e entusiastas do esporte. Inserir a 34ª edição do Campeonato Paulista de Karatê Kyokushin com uma nova identidade e abordagem, a fim de aumentar a auto estima do esporte aliado aos esportistas, além de utilizar as mídias on e off para obter um maior envolvimento". O briefing passado por ele era um misto de muitos desejos, de certa forma distintas uma da outra. Por exemplo: atingir atletas, famílias e ex-atletas. A fim de abraçar todos e convidar a retornar ao karatê; atingir os entusiastas; melhorar a autoestima do esporte e esportistas (normalmente não existe muito investimento para comunicação nesses eventos); reforçar sempre o amor e a garra que o Karatê Kyokushin representa nos corações dos atletas.
O desafio foi traduzir para uma identidade visual que traduzisse os desejos com solidez e sem perder a essência de um esporte tão forte no mundo inteiro.
Seguimos com uma comunicação emotiva, utilizamos referências do karatecas mundiais e ousamos nas criações. Uma das características que observamos dessa área do esporte são os formatos padronizados que utilizam para campeonatos, seguimos a contramão dessa estética.
Mega letterings exprimiam toda a força e solidez que o esporte representa, juntamente às cores, quentes e envolventes, como a paixão e dedicação dos atletas e suas escolas. Todas as emoções envolvidas em cada uma das peças desenvolvidas. A honra em representar sua cidade e seu país, os desafios que o esporte impõe para cada pessoa, a sabedoria que a arte marcial nos ensina.

Para traduzir tudo isso, criamos toda uma atmosfera: peças on line, e-marketing, banners para sites, além de todas as peças off line: desde os convites, ingressos, flyers, cartaz. A ambiental para o dia do campeonato: banners gigantes, cartazes, placas de sinalização e backdrop. 
A ambientação foi uma parte essencial para o atleta no dia da competição, ser recebido em um ambiente pensado em você faz toda a diferença nesse dia que já é especial. Proporcionando uma experiência muito mais marcante.
Outro diferencial foi a criação de vídeos pré e pós evento. O primeiro para inspirar os competidores para o grande dia e o último, um pocket do evento com as emoções e vibrações traduzidas em alguns minutos.

Direção de arte: Jonatan Candido
Criação: Jonatan Candido, Cassia Mika, João Toledo, Diego Navarro
Roteiro: Jonatan Candido, João Toledo
Captação: Alex Salti, Adriano Lourijola
Edição e Motion: João Toledo
​​​​​​​Agradecimento especial ao deputado Marcos Furlan e sua equipe.

​​​​​​​
Colmeal Comunicação 2019.

34° Campeonato Paulista - Karate Kyokushin
Published: