user's avatar
Abridores de Letras · Editorial

//EDITORIAL
LIVRO "ABRIDORES DE LETRAS" 


O livro Abridores de Letras de Pernambuco – um mapeamento da gráfica popular é resultado de uma extensa pesquisa visual por várias cidades e regiões do Estado de Pernambuco ao longo de mais de 5 anos. O objetivo principal do projeto de pesquisa desenvolvido, contemplado pelo edital do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco – Funcultura, foi realizar o mapeamento e análise da produção de letreiramentos populares e da profissão do pintor letrista em Pernambuco, por meio do estudo comparativo entre as paisagens urbanas das cidades do Recife, de Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Dessa forma, foi possível constituir um acervo com mais de 1.000 imagens de letreiramentos populares coletadas nessas regiões, que poderão ser utilizadas também para outras pesquisas. 

As páginas do projeto gráfico ilustram, com riqueza de imagens, os principais resultados dessa jornada, despertando o olhar do leitor para o rico universo do letreiramento popular comercial, que muitas vezes passa despercebido diante da vida fugaz das grandes cidades. Uma tipografia de título exclusiva foi desenvolvida para o projeto, inspirada em alguns dos letreiramentos catalogados. A publicação é bilíngue.

Fotografia: Damião Santana
Livro:
Fátima Finizola, Damião Santana e Solange Coutinho

Abridores de Letras · Editorial
57
367
2
Published:

Abridores de Letras · Editorial

O livro Abridores de Letras de Pernambuco – um mapeamento da gráfica popular é resultado de uma extensa pesquisa visual por várias cidades e regi Read More
57
367
2
Published: