Xingu, o rio que pulsa em nós
Xingu, o rio que pulsa em nós
Projeto editorial apresenta os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na
Volta Grande do Xingu



Contexto
O Instituto Socioambiental é uma organização que tem a difícil missão de propor soluções relativas ao meio ambiente e questões sociais, a fim de garantir direitos de populações tradicionais do Brasil. A publicação Xingu, o rio que pulsa em nós apresenta o monitoramento da hidrografia do Rio Xingu, feito antes e após a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, relatando as mudanças que afetam toda a área, incluindo nele a população que lá vive, bem como sua fauna e flora. O material apresenta também o povo Juruna, que depende diretamente do rio e seus afluentes para existir. As informações expostas na publicação são essenciais e reforçam a necessidade de mudanças nas políticas daquela região.
Camadas da infografia central, contendo lâmina transparente.

Desafio
Nas conversas iniciais, o cliente demonstrou o desejo de tornar o conteúdo do relatório mais acessível para os leitores, diferenciando-se de outras publicações semelhantes. O relatório possui muitos dados em formato de gráficos, mapas e tabelas que quantificam as transformações na área afetada e, além disso, possui ao longo de suas páginas relatos de membros das aldeias da Volta Grande do Xingu. O desafio foi transformar o conteúdo disponibilizado pelo cliente, com todas as suas características técnicas, o mais compreensível, fácil e dinâmico para o amplo público que se buscava atingir com esta publicação.
Mapas originais / Mapas redesenhados para publicação

Resultado
A solução proposta foi aproximar o relatório ao projeto de uma revista, tanto seu formato quanto sua sequência interna. Assim, o conteúdo ficou mais agradável, graças a distribuição interna, criando uma leitura mais dinâmica e organizada. O formato escolhido, as ilustrações, infográficos e gráficos construídos de forma didática e simples deixam a publicação mais atraente e interessante. As ilustrações utilizadas foram extraídas e adaptadas da animação do projeto audiovisual que acompanhou o lançamento deste relatório (projeto de Adams Carvalho e Beatriz Moraes Aguiar). Todos os mapas foram redesenhados e o infográfico principal (central) da publicação foi projetado com páginas em transparência para diminuir complexidade das informações.

O lançamento da publicação física aconteceu em novembro de 2018 em um evento em Belém e contou com a participação de diversos povos.

Você pode acessar aqui a versão digital completa.

Obrigada!
Xingu, o rio que pulsa em nós
5
79
0
Published:

Xingu, o rio que pulsa em nós

A publication that demosntrates and analyzes the demages done by the Belo Monte Hydroelectric on the river Xingu, in the Amazon forest. It contai Read More
5
79
0
Published:

Tools