Matheus Venancio's profile

Mini Projeto 8 - Cor

Mini Projeto 8 - Cor
Análise crítica de cenas do filme "Viva: A Vida é Uma Festa". 
Equipe: Pedro H. e Matheus de Jesus

Viva é um filme essencialmente sobre lembranças, daqueles onde essa parte fundamental da vida é tratada de forma tocante e sensível. As cores do filme sem dúvida são uma parte importantíssima na construção das cenas, e com elas a obra transmite boa parte de sua mensagem. Elas servem para estimular ainda mais a reação de quem assiste, nos fazendo inconscientemente ligar cores a sensações e emoções. 

A exemplo disso, temos duas cenas. A primeira à esquerda se passa no presente, com o personagem Héctor se lembrando de seu relacionamento com a filha. A cena tem cores escuras e frias, evidenciando o isolamento do personagem, sua solidão longe do amor caloroso da família e sua tristeza por estar sendo esquecido. A cena parece desbotada, assim como esses momentos remotos também estão desbotados pelo tempo. Já na segunda vemos suas lembranças do passado, seus momentos de alegria e afeição, tudo coberto por cores quentes e vivas, que denotam suas lembranças calorosas e afetivas. Entre as duas cenas é possível perceber o contraste de temperatura, indo das cores frias da solidão até o calor da afeição. Além disso, cada uma das duas cenas apresentam harmonia análoga, ou seja, a combinação de cores subsequentes do círculo cromático e também contraste de luminosidade, significando a combinação de tons da mesma cor.

Com isso, é possível perceber como as cores, podem ter um importante impacto no entendimento e compreensão de uma cena, e como inconscientemente nós ligamos as cores ao contexto, de forma a abstrair seu significado.

Filme: Viva: A Vida é Uma Festa
Título original: Coco
Ano: 2017
Mini Projeto 8 - Cor
Published:

Mini Projeto 8 - Cor

Published: