Guilherme Santos's profileKarla Ikeda's profile

Nexu

Visão Geral do Projeto
Quais as expectativas a realizar
​​​​​​​
O controle de jornada a cada dia vem se reinventando e inovando, a fim de oferecer uma experiência mais fluida aos seus usuário, do prático ao objetivo, sem que haja complicação ou frustração em um processo simples e funcional ao que já existe.
Com isso o objetivo era renovar o aplicativo que estava sendo comercializado, atualizando seu designer e sua nova identidade visual, trazendo interações básicas e remodelando sua arquitetura sistêmica.
Metas
O que eu pretendia realizar
 
Rentabilizar o Produto
Vendo como era a utilização do software e identificando o ponto central onde o produto acabava se "queimado no mercado". O cadastro deveria ser o ponto inicial a ser corrigido e assim o cliente ganharia novos mecanismo de rentabilização.
Base de dados
O antigo sistema não captava bem os dados do clientes da maneira esperada, e as vezes se perdia no ambiente de desenvolvimento quando o usuário travava em um determinado processo do fluxo.
 
Fácil Navegação
Ajudar os usuários a ter uma boa navegação é importante para mantê-los envolvidos pelo software, sem que o mesmo complique e frustre ações diárias simples.
O Problema
E por que é relevante
 
Quando se tem um produto com grande potencial e não consegue atingir um objetivo é frustrante, e ainda mais quando não se tem um ambiente estruturado.
A captação da autenticação dos usuários era uma fase de mão dupla dentro do ambiente do  gestor da operação da transportadora, que dependia de um processo obrigatório que era o código que o aplicativo gerava através do smartphone para concluir o cadastro do motorista e assim o mesmo iniciar sua interação pelo aplicativo.
Dentro do Portal Web o gestor não tinha como identificar os motoristas que estavam travados no processo de cadastro e não tinha formulário disponíveis para autenticar essa etapa.
A solução
é hora de ser real
 
A ideia principal era quebrar a burocracia inicial da venda do produto, que travavam seus usuário logo na primeira etapa, e com isso o cliente acabava desistindo do produto antes mesmo de utiliza-lo.
Com isso reconstruí um formulário de cadastro direto no aplicativo que o próprio motorista se cadastraria, na sequencia ele encontrava ou cadastrava a empresa na qual ele estava prestando serviço. A empresa no seu acesso via Portal Web, autenticava o reconhecimento desses motorista assim tendo o controle dos motorista que estava entrando em sua base.
O cliente ganho ainda autenticidade no cadastro de seus motoristas, veículos e ate mesmo suas filiais, podendo organiza-los e assim trazendo referencia no mercado pelo poder que a ferramenta acabou se tornando.
E ainda construindo em vídeos tutoriais da etapa de cadastro e outros processo para os usuários seguirem o passo a passo de preenchimento e utilização do app.
Veja alguns dos vídeos produzidos
O que eu aprendi?
Refletindo sobre o projeto
 
A navegação pode ser um bom exercício para ver como os usuários realmente sente passar pelas etapas de um processo que ajudam em diversas tarefas.
Quando você se coloca no lugar do usuário e passa pelas mesmas frustrações de um produto mal arquitetado, você acaba sentindo a diferença entre não seguir o objetivo. Assim como que esta vendendo o produto o sentimento que que em algum fluxo o processo fica travado e você acaba não sendo remunerado com seu produto porque ele não atinge o objetivo do cliente.
Os clientes precisam ter controle sim de seus usuários, e devem ter autonomia e interatividade com o produto, para que tome para si a importância de consumir um produto que alem de completar todas suas necessidades, seja necessário em dia a dia.
Nexu
Published:

Nexu

O estudo do projeto foi desenvolvido da maneira possível para ajudar os usuários a utilizar e controlar seus apontamentos de jornada de trabalho, Read More

Published:

Creative Fields