Projeto de Marca: Ramo de Comida Oriental

Projeto de marca desenvolvido em equipe na sala de aula durante final de 2018. O Objetivo era desenvolver para uma empresa nova(fictícia) no ramo de comida oriental, e nesse processo, deveríamos buscar na marca elementos japoneses e aplicar pelo menos 3 leis de Gestalt.
Durante o processo de Naming, foi escolhido Kani Kami pelos seguintes fatores:

Kani-kama (カニカマ?), também conhecido, nos países lusófonos, como delícias do mar, é um bastão feito com carne de peixe, e sabor imitação de carne de caranguejo típico do Japão. Em japonês, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome do produto porque é aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo.
No período Sengoku 戦国 , pela forma do caranguejo ser semelhante à armadura do guerreiro, acredita-se que se adaptam às preferências do Samurai no período, Assim o 蟹紋 Kanimon (forma de caranguejo) foi frequentemente usado nos emblemas das famílias.
Além de adaptação e resistência, o caranguejo está associado às fases da lua e às orações pela chuva nos períodos de seca.
O Xintoísmo é um politeísmo. Ou seja, reconhece muitas divindades. O termo usado para as referir é “kami”. Note-se, todavia, que esta palavra não corresponde exatamente ao que nas religiões monoteístas se entende por “deus”. Para essas religiões, “deus” tem um sentido de transcendência e superioridade, habitante de um mundo superior. Também há desses deuses no Xintoísmo, mas o conceito não é suficiente. Kami designa toda a sorte de espíritos invisíveis e poderosos. O termo liga-se etimologicamente ao sentido de “divino, supremo, elevado, superior” e é preferível a qualquer tradução.
No século XVI, com a introdução do catolicismo no Japão, Deus era traduzido para japonês como deusu (デウス), para distinguir o termo de kami e de buda. Porém, a partir da Era Meiji o uso da palavra deusu foi trocado por kami.

Basicamente, juntando essas duas palavras, manuseando os seus respectivos significados , utilizando discretamente uma das leis de Gestalt(Proximidade), e em busca da facilidade e uma sonorização harmoniosa, foi decidido que a melhor opção para a marca seria Kani Kami.


Alternativas
Escolhida
Peças Gráficas
Todos os créditos dos mockups e fotos utilizadas vão para seus respectivos donos de criação.
Obrigada pela atenção!
Projeto de Marca: Ramo de Comida Oriental
Published:

Projeto de Marca: Ramo de Comida Oriental

Projeto de marca desenvolvido em equipe na sala de aula durante final de 2018. Todas as criti

Published: