O Caminhar nas Paisagens de Sal

O Caminhar nas Paisagens de Sal é uma tese fotográfica de autoria de Sérgio Augusto de Oliveira. Neste projeto, o autor registra, por meio de fotos, e reflete, de maneira filosófica e artística, sobre a presença do elemento sal em formações geológicas encontradas no Rio de Janeiro, no Brasil, no deserto do Atacama, no Chile, e no salar de Uyuni, na Bolívia.

Para fins de organização, cada um dos nove capítulos pertencentes à tese ganharam, em seu início, uma cor de destaque (magenta, azul-esverdeado, laranja, vermelho tijolo, azul celeste, azul anil, violeta, amarelo mostarda e verde), presentes, também, no sumário do trabalho. Essa paleta se associa a uma das imagens fotografadas pelo autor, na qual é mostrado um ponto de ônibus, em San Pedro do Atacama, repleto de grafismos tribais abstratos preenchidos pelas cores citadas.


Além das cores, cada abertura de capítulo ganhou uma ilustração, que remete diretamente às imagens captadas pelo autor, seja por emular graficamente a constituição geológica das paisagens de sal em pilhas, montes ou cadeias de montanhas, seja por simular a granulação característica dessa materialidade formada por pequenos paralelepípedos.

O corpo textual da pesquisa foi organizado em um grid de três colunas, sendo que, as entradas de cada seção e capítulo são sempre iniciadas na segunda coluna com uma capitular em negrito. Já as fotografias do autor, que compõem grande parte do trabalho, foram organizadas em páginas individuais, contendo a moldura branca da página e as respectivas legendas de cada imagem, acompanhadas de glifos em linha.


A tipografia Bento Sans foi utilizada em caixa-alta nos títulos das seções, na numeração e nos títulos dos capítulos. A tipografia Mr. Eaves XL foi usada ao longo de todo o corpo textual, nos subtítulos dos capítulos, nas legendas de imagens, nas citações, nos rodapés e no lettering que compõe a capa do trabalho, acrescido de um efeito de granulação, que remete à materialidade salina.

O projeto gráfico da tese O Caminhar nas Paisagens de Sal foi elaborado nas versões impressa e digital no Adobe InDesign, com ilustrações e tratamentos de imagens realizados, respectivamente, nos softwares Cinema 4D e Adobe Photoshop. Tratando-se de um trabalho acadêmico, está disponível para visualização integral no linkhttp://bit.do/faAxB

O Caminhar nas Paisagens de Sal
11
72
3
Published:

O Caminhar nas Paisagens de Sal

Projeto gráfico e diagramação da tese "O Caminhar nas Paisagens de Sal" de Sérgio Augusto de Oliveira, que registra, por meio de fotos, e reflete Read More
11
72
3
Published:

Tools