Milena Cogo's profile

Pega correta na amamentação

Por que é tão importante a pega correta na amamentação?
A pega correta na amamentação garante que o leite está chegando em quantidade suficiente para o bebê e protege a mama da mãe de dores e machucados.
Amamentar gera muitas dúvidas e medos na cabeça das mães, seja de primeira, segunda ou até de terceira viagem. A chave para resolver esse quadro está na informação, por isso, nós fomos buscar respostas sobre um item indispensável para um aleitamento perfeito: a pega correta na amamentação.

Pega é o nome do encaixe da boquinha do bebê no seio da mãe. A pega correta na amamentação garante um aleitamento satisfatório e confortável para a mãe e seu recém-nascido, por isso, é imprescindível encontrá-la nos primeiros dias do puerpério, tanto para evitar dores e machucados na aréola quanto para certificar que o bebê está sugando o colostro (primeiro líquido produzido pela mama e fundamental para o bebê) e, então, o leite materno.

Além disso, quando esse encaixe é bem feito, o bebê consegue mamar todo o leite, enviando para o corpo da mãe o pedido para produzir mais para o próximo lanchinho. Ou seja, pega correta na amamentação é sinal de produção de leite a todo vapor!

Pode até parecer um pouco difícil no início, mas após acertar o encaixe na amamentação, em alguns dias esse processo entra nos eixos e se torna bem mais fácil.

Como fazer a pega correta na amamentação
Você sabe que a pega está correta quando:
- O bebê abocanha toda a aréola, não apenas o mamilo;
- O rosto do bebê está virado para a mama, com a boca o mais aberta possível;
- Os lábios do recém-nascido devem estar virados para fora, a famosa boca de “peixinho”, e o queixo encostando na mama. Desse jeito, o bebê consegue movimentar a língua para fazer a extração correta do leite, ficando plenamente satisfeito após a mamada, sem ferir o seio da mãe;
- É normal ter a sensação de que o bebê está sugando muito forte.

Sinais de que a pega não está correta
Fique alerta a esses sinais. Se um ou mais deles acontecerem, a pega não está correta:
- Covinha na bochecha e barulho ao mamar indicam ingestão de ar;
- Bebê chorando durante a amamentação;
- Dor no mamilo;
- A mão do bebê entre a boca e a mama.

Dicas para a pega correta na amamentação
Algumas dicas são certeiras para a pega correta na amamentação. Confira:

- Não enrole o bebê em mantas durante a amamentação. Quanto mais roupa, mais longe ele fica do corpo da mãe e, acredite, um centímetro faz muita diferença para o recém-nascido na hora de alcançar o peito. Se estiver frio, posicione o bebê no colo e aí sim coloque a manta por cima. Lembre-se que seu corpo também transmite calor para ele.

- Se prepare antes de amamentar, priorizando seu conforto. Quando a mãe está com a postura torta, sustentando os músculos do braço com o pescoço ou os ombros, a amamentação se torna cansativa e há grandes chances de o peito sair da boquinha do bebê. Para que o momento seja o mais prazeroso possível para ambos, o bebê deve ir até a mãe, e não o contrário. Vale contar com a ajuda de travesseiros e almofadas nessa hora.

- Uma regra de ouro para a amamentação: tenha sempre garrafas de água por perto. Amamentar dá muita e sede e quanto mais água a mãe beber, mais leite a mãe irá produzir.

Amamentar não é automático, nem um talento inato que nasce com as mulheres, como muitas vezes pensamos, mas um processo de aprendizado, compreensão e parceria que envolve mãe, bebê e toda a família. A pega correta na amamentação é a solução para a maior parte dos problemas do aleitamento. Converse com a equipe de apoio da maternidade, se informe e não desista da amamentação. Com orientação, paciência, amor e informação, esse será, sem dúvida, um dos melhores momentos da maternidade!
Pega correta na amamentação
Published:

Pega correta na amamentação

Published:

Creative Fields