Inês Paredes's profile

Cinema Sétima Arte | #1

Cinema Sétima Arte:
Escrevemos cinema.

www.cinema7arte.com. Um dos blogues da área mais lidos em Portugal. Uma fundação da sétima arte, inteiramente digital, que vê no design editorial uma forma estranhamente inovativa de promover uma área ainda de nicho no país.

Folheando as revistas e jornais nos quiosques, vemos que não há imprensa de cinema no país. No passado, surgiram edições portuguesas de revistas europeias, como a Empire Portugal e a TotalFilm Portugal. A Premiere é também uma referência obrigatória no panorama da imprensa da sétima arte. Lançada em Novembro de 1999, a Premiere foi a primeira revista de Cinema publicada em Portugal, posicionando-se como uma referência obrigatória para todos os amantes da 7ª Arte. Uma referência que foi ficando esquecida no passado. 
Os cineclubes criaram propostas no digital publishing: temos o exemplo do CineClube de Guimarães, que desenhou a Enquadramento, uma publicação online semestral, em formato revista, que, em cada edição, explora a vida e obra de uma personagem marcante na história do Cinema. No entanto, este tipo de publicação é de foro protocular e quase saudosista, como um catálogo.

Este projeto vem de uma necessidade de criar uma representatividade no panorama dos media nacionais, especialmente na área da crítica e reflexão, que é percepcionada como um hobby e não como uma profissão, com mil clichés e estereótipos. Afinal, a imprensa continua a ser um dos meios principais de transmissão de informação sobre a realidade em que vivemos, quer seja em formato digital ou impresso. Também vem de uma vontade de honrar todo o esforço produzidos pelos colaboradores em erguer e manter os pilares desta fundação, que já leva 11 anos de sobrevivência.

Numa época em que o mercado do cinema cresce cada vez mais, e tem um maior número de pessoas interessadas em produzir filmes e mais pessoas para assistí-los e avalizá-los, mas que teima em ser uma arte de nicho, é vital usar todos os canais e suportes comunicativos como catalisadores da mudança de percepções. Com esta roupagem alternativa, o Cinema Sétima Arte pretende tornar-se num testamento, um manifesto político, uma declaração de guerra e, futuramente, de paz.


Escrevemos cinema, mas "acima de tudo, escrevemos como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte".  A arte da crítica de cinema, é, tal como afirma Jean Douchet, "a arte de amar". ​​​​​​​

Cinema Sétima Arte | Edição #1 (inaugural)
Número de páginas: 80
Dimensão: 215 mm x 240 mm
Tipografia: Avenir (destaques, secções, títulos, subtítulos), Warnock (texto); Petit Formal Script (destaques).
Secções: Roteiro (índice), Sinopse (editorial), Plano (filmes em salas), Contraplano (filmes que saíram das salas), Filmoteca (arquivo), Retrospetiva (especial sobre uma figura/tema), Memento Mori (obituário), Em Foco (notícias), Frame da Semana (frame de um filme + mini-crítica).

Retrato-robot do leitor(a) da publicação.
Não é um homem ou uma mulher. Considera-se antes um ser sonhador, jovem (até aos 40 anos) que vai ao cineclube todas as semanas, a pé, e depois de ver o filme exibido, senta-se num pátio de um café com os amigos a discutir
o cinema e a vida. Depois de os amigos se irem embora, ainda permanece no café a ler Balzac. Ouve um misto de trilhas sonoras e música indie alternativa, qualquer música que estimule o seu cérebro. Visita galerias interiores, mas as ruas da sua cidade são as suas paredes expositivas preferidas.

Essência da publicação.
A publicação pretende ser uma fundação que quer fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte.“A atividade crítica tem três funções principais: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretende estimular o debate pelo cinema.

Promoção da publicação.
Escrevemos cinema.
Cinema Sétima Arte | #1
Published:

Cinema Sétima Arte | #1

Published: