Zaine Lourenço's profile

Dia dos Namorados: Ter Um Relacionamento Sério.

Dia dos Namorados: Ter Um Relacionamento Sério.
A ideia de relacionamento da grande maioria das pessoas hoje é: ‘Gostei e estou namorando’. E parece que é assim mesmo que tem que ser, que o mais óbvio é seguirmos o coração e “ver no que vai dar”.  Afinal, para que nos preocuparmos com as pretensões um do outro, com as filosofias de vida, ou com as crenças e ideias? Quem disse que um casal precisa se identificar em todas essas coisas, ou pelo menos com a maioria delas?

Talvez devêssemos pensar nessas coisa, porque ter um relacionamento é mais do que ter com quem sair, postar fotos, ou "maratonar" série. Ter um relacionamento tem mais a ver com ter responsabilidades 'sérias' do que divertidas. E aqueles que não entendem isso têm uma relação atrás da outra, e sofrem mais por não serem bem sucedidos nelas do que iriam sofrer se fossem solteiros. Talvez tenhamos que pensar nessas coisas antes de termos uma relação, para que não nos reste apenas a separação, quando cedo ou tarde a relação a dois (casamento) nos cobrar isso.

Um relacionamento amoroso precisa ter pilares e alguns dos pilares principais são o respeito, a confiança, a lealdade, os princípios, os valores, os planos, os sonhos, as metas e a fé -não necessariamente nessa ordem. Mas, vale ressaltar antes de mais nada, que se ambos não tiverem a intenção de se casar, ainda que esse casamento só vá acontecer 10 anos mais tarde, um relacionamento amoroso não deve existir. E então surge a pergunta: Como vou pensar em me casar com alguém que nem conheço direito? Bom, tem uma outra pergunta que deve ser respondida antes dessa: porque ter um relacionamento amoroso com alguém que não conheço direito?

Antes de falar dos pilares, e começarmos falando sobre o respeito, é importante dizer, que o relacionamento amoroso vem através da amizade. “Conheceu alguém e gostou? Faça amizade”. É através da amizade que conhecemos melhor o outro. No período da amizade é que descobriremos se teremos todos os outros pilares da construção amorosa. No percurso da amizade é que são examinados todos os pilares e quão firmes eles são/estão.

Falando sobre os pilares:
No respeito deve ser observado a postura, brincadeiras, jeito de falar, atitudes... não existe isso de que alguém nos respeita, mas mesmo assim faz brincadeiras que não convém, ou tem postura nada agradável. Quando alguém nos respeita de verdade, esse alguém não escolhe o que vai respeitar em nós, ou o que não vai. Ele respeita e pronto.

A confiança, e, a lealdade estão nos mínimos detalhes, e devem existir desde as coisas mais bobas até as mais séria.

Os princípios e valores são indispensáveis, e não têm segredos. Pois os que são opostos nesses quesitos não se suportam (a honestidade não convive com a desonestidade). Mas, esses também têm que ser observados mais a fundo para não nos darmos conta das diferenças tarde demais.

Sobre os planos e sonhos, é muito importante que tenhamos a consciência de que uma pessoa não sobrevive apenas de amor. Mesmo que tenhamos tudo na vida, se nós não tivermos um relacionamento amoroso saudável seremos incompletos. Todavia, se o relacionamento amoroso saudável for a única realização pessoal que tivermos, a felicidade irá passar longe. É possível conviver feliz com alguém sem ter nenhuma conquista pessoal, porém, essa situação não é para todo mundo. Algumas pessoas precisam ter suas realizações pessoais somadas com as realizações do casal; outras pessoas se contentam apenas com as conquistas do casal; e outras não ligam para nada, só querem viver. Mas, cabe a cada um de nós sabermos qual desses tipos de pessoas nós somos, e qual o tipo de pessoa queremos ter ao nosso lado. Pois se ambos quiserem ter conquistas pessoais, precisarão conversar sobre isso, porque em algum momento um ou ambos terão que ceder. E tudo conversado é entendido.

Sobre a fé Deus fala conosco na Bíblia (jugo desigual). E se Deus fala sobre ela… ela certamente é a mais importante.

Precisamos entender que um relacionamento amoroso não começa ao olhamos para alguém e nos sentimos atraídos por ele. O relacionamento começa quando ambos se comprometem um com o outro de forma sincera. E o problema maior está no comprometer. 

Nos comprometermos com alguém é entender que outro conta conosco e que não dá para pular fora quando bem entendermos e voltar depois. Ter um relacionamento é dedicar tempo para solucionar problemas que não são nossos. Ter um relacionamento é tomar para nós os problemas, e muito mais. É saber que tudo passa a ser em dobro desde os motivos para nos alegrarmos, até os motivos para chorarmos -e esses são mais ainda. Quando estamos em um relacionamento temos que esquecer das nossas opiniões e gostos pessoais, pois tudo terá que agradar a ambos. Ter um relacionamento é estar disposto a abrir mão do tão importante ‘EU’ diariamente; e passar a conviver com o nós.

Ter um relacionamento amoroso não é o que a maioria pensa. Se fizermos as contas veremos que as fotos felizes que são postadas nas redes sociais, os passeios e as maratonas de séries não representam mais que 3% do que é ter um relacionamento. Se as contas fossem feitas, a maioria de nós não iria querer ter um relacionamento tão rápido na vida. Antes iríamos procurar conhecer a nós mesmos, e conhecer a vontade de Deus.

Na verdade, o relacionamento amoroso deveria ser último dos relacionamentos nas nossas vidas. Antes teríamos: o relacionamento com Deus; um relacionamento com nós mesmos; relacionamentos com as demais pessoas (família, amigos, conhecidos), um relacionamento com a vida (amadurecimento, responsabilidades, desenvolvimento pessoal) e só então teríamos um relacionamento amoroso. Com calma. Sem urgência. 

Porém não é assim. Pode ser que  antes que tenhamos tudo isso, conheçamos alguém especial, e não poderemos dizer: “passa outra hora”. E para que 'o alguém especial', se torne 'o alguém certo' é importante que saibamos dessas coisas.

Para aqueles que têm a sorte de ter um relacionamento assim, desejo um feliz dias dos namorados!


Autora: Zaine Lourenço
Obs: 1° Assunto sugerido por um leitor
Dia dos Namorados: Ter Um Relacionamento Sério.
Published:

Dia dos Namorados: Ter Um Relacionamento Sério.

Published:

Creative Fields