Novo teste do time
Eu mudei a forma como contratávamos pessoas na minha área.
O processo de contratação era abstrato demais, baseado em um teste antigo que não cobria as nossas necessidades. Eu fiz uma planilha que pode ser duplicada para qualquer time, e atualizada a cada nova submissão de currículo.
Primeiro, imaginei os objetivos que eu esperava que o candidato preenchesse. Eu gostaria que ele conhecesse as tags do HTML5, que ele soubesse usar formulários e assim por diante. Imaginei o funcionário perfeito.
Depois, transformei esses objetivos em tarefas práticas que poderiam validar se os objetivos foram ou não cumpridos.
As atividades geraram o layout abaixo. Ele só foi criado a partir das minhas necessidades.
Então imaginei como um sênior, pleno, junior ou estagiário resolveria a questão. As formas diferentes de fazer a mesma coisa dizem muito sobre a senioridade do candidato. Ainda adicionei uma coluna "no-way", que são coisas inaceitáveis como solução.
Cada candidato tem sua "ficha", onde o resultado é preenchido conforme o teste que ele fez.
Os resultados seguem as mesmas cores da planilha "Atividades" para fácil identificação.
Ficha de um candidato bom. Observe as cores (verdes e amarelos) e o resultado: 27 pontos.
Ficha de um candidato ruim, com mais azuis e vermelhos. A pontuação é 12.
O sistema de pontuação é bem simples: 3 pontos para resposta como sênior, 2 pontos para pleno, 1 ponto para junior e -1 ponto para no-way. 

Apenas ao olhar para uma ficha já temos a noção clara de como o candidato performou, e temos todas as informações para dar feedback ao teste técnico.

Dessa forma podemos analizar candidatos da forma mais "científica" possível, com todos fazendo o mesmo teste e sendo avaliados pelos mesmos critérios.
Novo teste do time
5
157
0
Published:

Novo teste do time

5
157
0
Published:

Tools

Creative Fields