Juliana Segovia's profileSANTIAN .'s profile

NÚCLEO DE CINEMA - Sesc Poconé

O Núcleo de Cinema do Sesc Poconé é a continuação do projeto iniciado em 2018 intitulado, Clube de Cinema e Audiovisual que teve por objetivo realizar formação inicial na linguagem de audiovisual. 

FORMAÇÃO CONTINUADA  
 LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
4 de abril a 21 de novembro de 2019

Nesta segunda etapa, iniciada no dia 4 de abril de 2019,os professores do curso, Henrique Santian e Juliana Segóvia  juntamente com Poliana Queiroz, analista e técnica de cultura da unidade Sesc Pantanal, seguiram até o distrito de de Cangas (comunidade quilombola) em Poconé - MT, para propor um diálogo com os alunos interessados no curso. Até o dia 21 de Novembro, os alunos estarão desenvolvendo uma série de aulas teóricas e praticas com o intuito de desenvolver um produto final. 
Nesta primeira aula apresentamos o plano de instrutoria para os alunos. Conversamos sobre o que fora apreendido do desenvolvimento anterior (da formação realizada no ano 2018), rememorando as dimensões do princípio do vídeo (fotografia em movimento) e o que é o cinema para além da tela da TV, do celular e das salas de cinema.
Durante as aulas teóricas os alunos aprendem as principais técnicas ligadas ao cinema, dentre elas voltadas para produção de documentários, com o intúito de fomentar a produção de assuntos ligados a vida sociocultural de suas comunidades Quilombolas, e da cultura regional de Poconé.

Com a chegada dos equipamentos de filmagem, os alunos estão aprofundando  o conhecimento com tecnicas e experimentos durantes as aulas práticas. 
Os encontros são quinzenais, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, atendendo uma parcela de jovens das comunidades Quilombolas de Cangas, Chumbo e do perímetro urbano da cidade de Poconé.
luz, planos fotográficos, movimentos de câmera
iniciamos a imersão ao universo sonoro, às técnicas de captação e áudio. 
 ações de reflexão acendem o imaginário em aulas sensoriais 

...de olhos fechados, um mundo novo, as sonoridades são percebidas sem a imagem, deixando o imaginário criar a imagem através do som...

Os Festejos realizados em Poconé, são conhecidos tradicionalmentes por serem parte do patrimonio histórico Pantaneiro. Estes festejos seculares reunem tradições de diferentes gerações, potencializando a cultura local como os cururueiros, a dança do siriri, os mascarados de poconé, as rezaderias, e os grupos de lambadão que embalam a festa. 


Nos dias 19 - 20 e 21 de Julho de 2019, Juliana Segóvia e Henrique Santian, reuniram alguns alunos do Núcleo de Cinema para participarem do festejo de São Benedito e Nossa Senhora de Aparecida, realizados no Quintal de Dona Leila em Poconé.  Os alunos Weslen Rogério e Ana Maria, participaram da primeira noite no festejo, iniciando uma série de registros da festa para compor o documentario coletivo que esta sendo produzidos pelos alunos do curso.


No dia 25 de Julho reunimos 20 alunos, onde entrevistamos Dona Leila, figura popular que mantem a tradição secular dos festejos de santo em Poconé. 
Dividimos em 4 grupos os 20 alunos do curso, cada um atuando em difrentes funções como; câmera, direção, roteiro e captação de audio.









O curso que sera finalizado em Novembro, segue em um ciclo de produções documentais em Poconé, vamos compartilhando aqui cada passo produzido.. acompanhe"
NÚCLEO DE CINEMA - Sesc Poconé
Published:

NÚCLEO DE CINEMA - Sesc Poconé

Published:

Creative Fields