pH ácido's profileEmily Blanco's profile

Bárbaros // Social Media

Projeto para o Bárbaros Cervejas Especiais: um bar localizado no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, conhecido por ser a extensão de casa dos moradores.
Além de vasto conhecimento sobre o universo cervejeiro, os sócios valorizam muito  uma boa conversa no balcão e o clima descontraído e informal que toma conta do ambiente.
O estabelecimento conta com o 8 torneiras que variam diariamente entre cervejarias e estilos, rótulos engarrafados à venda e não tem cardápio nem cozinha - os estilos da noite estão dispostos no quadro logo atrás do balcão e a cada dia um food truck diferente estaciona na porta do local.
Nosso objetivo na comunicação é desconstruir o estigma da cerveja especial como algo gourmet, que pede requinte e só serve aos seus entendedores. Buscamos transmitir o clima informal e contar como o ambiente é para todos e todas. Empiricamente, reparamos que - apesar do mito de que o universo da cerveja é exclusivamente masculino e heterossexual - a diversidade é muito presente no Bárbaros e buscamos informar isso através da imagem. Além de, é claro, passar a informação de maneira objetiva sobre o que se encontra para comer e beber diariamente.
Algo muito presente entre os frequentadores do bar é a saudade do Bom Fim dos anos 80 e 90, contemplada na agenda de shows - que conta com grandes nomes do Rock Gaúcho, sempre com entrada franca e um clima bem próximo.
Objetivo
O objetivo da marca nas redes sociais é interagir com a vizinhança, ampliar o clima de "quintal de casa" também para as redes e informar sobre a agenda de shows.

​​​​​​​

Invasões Bárbaras
É muito comum entre cervejarias que uma "tome conta" das torneiras da outra por uma noite. Prática conhecida como tap attack, que rebatizamos para Invasões Bárbaras, conectando com a temática do bar.
Nos três primeiros meses de trabalho, o número de seguidores da marca no Instagram passou de 1.023 para 2.300, aumentando 125%.
No facebook, o número de fãs cresceu 15% equivalentes a cerca de 700 usuários. O maior impacto, entretanto, foi no investimento mensal do cliente em mídia. Há 4 anos, a marca destinava um fee crescente para anúncios em facebook e instagram e, hoje, reduziu para menos da metade do investimento.

Usuários engajados
Se antes a média de interações com o conteúdo da marca era quase zero, após o período os usuários passaram a interagir, responder perguntas e compartilhar ideias (print anexo).
O objetivo do trabalho de social media no período inicial era de reorganizar a marca nas redes e começar a estabelecer um diálogo mais íntimo e sincero, que refletisse realmente o ambiente de amizade que rola no bar.
Bárbaros // Social Media
Published: