Mayra Lonni Naimaier's profile

Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand

Requalificação e Adaptaçao Projetual do Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand - Manaus/AM
Trabalho de Conclusão de Curso pela Universidade Federal do Amazonas
Homens e animais têm uma relação de proximidade que se desenvolveu durante milênios. Alguns pesquisadores, como J. V. Craig chegam a afirmar que esta relação se trata de uma simbiose oportunista por parte dos animais. Contudo, baseando-se em vários pensamentos e estudos sobre a sanidade e bem-estar animal, é possível afirmar que a relação é benéfica para ambos.

Mas até que ponto pode-se afirmar que é uma relação com direitos iguais? Seres humanos tendem a depreciar outras espécies em favor da sua própria. Desta maneira, sendo considerado especista. Durante boa parte dessa relação homem x animal, o animais foram tratados como objetos não dotados de sensibilidade, ou seja, incapazes de sentir dor ou sofrer.

Com esse pensamento em mente, muitos Centros de Controle de Zoonoses foram criados e seguem trabalhando com o objetivo 
O Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand oferece à população serviços gratuitos de castração, vacinação e microchipagem no edificio Sede e serviços de castração nas duas Unidades descentralizadas, os Castramóveis.
Atualmente (Dezembro de 2018), o atendimento e agendamento de castrações no Centro de Controle de Zoonoses está suspenso desde Março de 2018 devido à irregularidades encontradas na unidade central e nas duas unidades móveis. Essas irregularidades se dão pelo uso de medicamentos com prazo de validade vencido, ocasionando no falecimento de animais que foram atendidos no CCZ. 


Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Pesquisa Nacional de Saúde,  do IBGE, a população de animais domésticos no amazonas é de 1.051.000, sendo 727 mil cães e 324 mil gatos.  Estima-se que mais de 300 mil desses animais encontram-se em situação de abandono.

Os CCZs ou Unidades de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco (UCZs) são estabelecimentos onde se desenvolvem as atividades de vigilância ambiental e o controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores.

Zoonoses são doenças transmitidas ao homem por vetores animais. Dentre elas, pode ser citada a dengue, a malária, a raiva, a leishmaniose, a leptospirose, a toxoplasmose, a sarna, entre outras. Dessa maneira, Centros de Controle de Zoonoses são unidades de saúde pública cuja principal função é o controle e prevenção de zoonoses, a partir de sistemas de vigilância sanitária, epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.

Os CCZs também são responsáveis pelo controle da população de animais sinantrópicos. Estes, caracterizados na ecologia como animais e espécies vegetais que possuem uma relação de comensalismo com o homem, na qual se aproveitam das condições adversas geradas pela atividade humana em seu processo de urbanização. A tendência dessas espécies animais é a de se reproduzirem com mais velocidade devido à facilidade de obtenção de alimentos e água. Com a população de animais sinantrópicos fora de controle, a disseminação de doenças pelo contato com esgoto e lixo tende a se expandir, acarretando em um problema de saúde pública. Com relação aos animais domésticos e de companhia, o CCZ é responsável por campanhas de vacinação antirrábica e esterilização cirúrgica (castração) e microchipagem.

Segundo dados do IBGE/2017, Manaus possui 2.130.264 habitantes. Dessa maneira, se encaixa na descrição de UVZ tipo 3, para mais de 600.000 habitantes. Esse oferece os seguintes benefícios à população: controle de população animal, controle de vetores, entomologia, diagnostico laboratorial de zoonoses, apoio a municípios de menor porte e possui uma estimativa de área construída de 1100 a 1550 m².

PARTIDO ARQUITETÔNICO
O partido arquitetônico do projeto se baseia na desconstrução de grandes elementos construídos e inserção dos objetos resultantes na massa vegetal existente sem causar grandes impactos à mesma.

O projeto se organiza a partir de quatro blocos com funções específicas, o Bloco Técnico Administrativo, Bloco Clínico, Bloco de Operações de Campo e Bloco de Controle Animal.

O Bloco técnico administrativo é ocupado pelos ambientes destinados a funções administrativas do CCZ e atendimento direto ao público visitante. O bloco clínico é responsável pelas castrações, vacinações e atendimentos ambulatoriais à população, além de fornecer serviços laboratoriais para diagnóstico de zoonoses.

Como é de se esperar, o bloco de Controle Animal é o alojamento de animais recém-apreendidos e observação daqueles que apresentem algum sintoma de zoonose. Esse serviço é oferecido para animais de pequeno e médio porte (cães e gatos) e grande porte (animais provenientes da zona rural). Também possui um seotr destinado a transição de animais silvestres. O acesso em alguns pontos é restrito aos técnicos, mas o Bloco de Controle Animal também possui canis e gatis destinados aos animais que estão fora do risco de transmissão de alguma zoonose, já foram castrados, vacinados e microchipados e podem ser adotado. Estes últimos o acesso ao público visitante é permitido.

Por fim, o Bloco de Operações de Campo é responsável pelo armazenamento de produtos tóxicos para controle de vetores e equipamentos utilizados na apreensão animais. Seu acesso é exclusivamente técnico.
O projeto também prevê a criação de um parque anexo ao CCZ Dr Carlos Durand, com área de eventos para a realização de campanhas de adoção, castração e vacinação organizadas pelo próprio CCZ.
Devido às dimensões do projeto, nem todos os elementos são apresentados neste portfólio. A visualização dos mesmo seria prejudicada devido à escala adotada.
Planta baixa - Cobertura. Escala 1/500.
Planta baixa - Implantação. Escala 1/400.
Planta baixa - Canis Coletivos. Escala 1/100
Planta Baixa - Ampliações. Escala 1/25
Detalhamentos construtivos. Escala 1/10.
RENDERIZAÇÕES
Entrada principal e acesso direto à Recepção.
Biblioteca e acesso ao bloco Clínico.
Bloco Clínico.
Bloco de Operações de Campo.
Acesso aos canis e gatis de Observação.
Canis destinados para animais aptos à adoção.
Bloco destinado a observação de animais de grande porte.
Bloco para animais silvestres.
Gatil para animais destinados à adoção.
Restaurante para funcionários e visitantes.
Parque linear criado em conjunto com o novo Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand, para maior apreensão do objeto arquitetônico pela população.
O Parque conta com área destinada a pistas de caminhada e ciclofaixas e uma área coberta para permanência e realização de eventos.
Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand
Published:

Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do titulo de Bacharela em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amazonas.

Published: