Mateus Teixeira's profile

As Amazônias da Cazumbá


Diagramação e projeto gráfico realizado para a tese de Aurelice Vasconcelos: As Amazônias da Cazumbá [...], que retrata, por meio de uma minuciosa pesquisa fotográfica e textual, as relações culturais dos habitantes da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema (Acre, Brasil). 

A diagramação do massivo corpo textual foi elaborada com o uso de um grid de três colunas que se intercalava com o extenso volume fotográfico do projeto (mais de 100 fotos), nesse sentido, pequenos glifos foram distribuídos nos subtítulos, na numeração de páginas, nas citações e nas legendas, a fim de demarcar as áreas limítrofes entre texto e imagem. 

A paleta de cores do projeto se limitou à dualidade preto e branco, utilizada para potencializar as cores pertencentes às imagens fotográficas da autora.

Uma série de grafismos ilustra a capa e as transições dos capítulos. Essas figuras, nada mais são do que fotografias sínteses do projeto retrabalhadas no Adobe Illustrator, no estilo “cut-out”. São elas: marcas de cortes nas árvores feitas pelos seringueiros, gavião, peixes, fotógrafo/câmera e floresta. Essas imagens remetem às relações simbólicas que a autora vivencia em sua pesquisa, ou seja, a observação da relação entre o humano, o trabalho e a natureza por meio do olhar fotográfico.

Foram utilizadas a tipografia Tenso para o corpo textual, citações e subtítulos e a tipografia Benton Sans, em caixa alta, para títulos e informações de destaque.

As Amazônias da Cazumbá
Published:

Owner

As Amazônias da Cazumbá

Diagramação e projeto gráfico realizado para a tese de Aurelice Vasconcelos: As Amazônias da Cazumbá [...], que retrata, por meio de um minuciosa Read More

Published: