Trabalho de conclusão de curso - UNIVILLE

Branding para o Instituto Serafim:
A construção de uma comunicação unificada

Com o crescimento do marketing de relacionamento, marcas que conseguem passar sua essência e cativar consumidores pela personalidade ganham mais força. Para fortalecer esse movimento existe o Branding. Visando criar uma comunicação que conseguisse conversar com diversas personas, escolheu-se o Instituto Serafim, uma instituição de ensino voltada à moda, a fim de propor um novo plano de comunicação para a escola.
O Instituto Serafim nasceu há três anos, e tem como principal objetivo ofertar cursos voltados ao mercado de corte e costura. O ambiente aconchegante, a metodologia de ensino diferenciada e os diversos perfis de alunos, fazem o lugar ter um espaço reservado no coração de quem passa pela instituição.

Objetivo de pesquisa: Criar uma comunicação unificada para vários tipos de público de uma instituição de ensino voltada à moda.








Para a elaboração da campanha, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e levantaram-se informações com o dono da escola de costura, Luis Serafim, e seus alunos. Por meio de entrevista de profundidade e questionário online, buscou-se descobrir o porquê da escolha pelo instituto educacional, assim como os intuitos dos alunos para com o curso, os pontos - no âmbito da comunicação - em que a escola pode melhorar, entre outras questões. 

Ao fim, o resultado obtido deste trabalho foi uma campanha que, baseada no Branding, desmembrou diversas ações para então realizar o seu objetivo: criar um meio de comunicar-se com uma gama enorme de pessoas distintas. O ponto central da comunicação, é mostrar que o Instituto Serafim pode ser uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino, que empreender no ramo da moda pode ser uma opção viável e fácil, e que o local consegue abraçar todo tipo de pessoa, ideologia, sexo, idade e nível de experiência da área.

O objetivo da nova comunicação então é mostrar que não existe somente uma resposta correta pra mesma pergunta quando falamos de criatividade.









Para a ideia criativa, foi utilizada parte da comunicação já existente como ponto de partida, porém de uma forma mais completa e voltada ao público-alvo que o cliente pretende atingir nos próximos anos: novos empreendedores.

Além da entrevista e questionário, elementos, objetos e cores chaves do Instituto Serafim foram levados em consideração na criação da identidade visual. A partir de uma série de fotos, foi possível identificar a linguagem e a estética do local, elementos principais, características e cores predominantes, além da definição de um estilo trazida pelo próprio Luis Serafim.





O amarelo é uma das cores favoritas de Luis Serafim e está presente em diversos materiais do Instituto. Dessa forma, a cor foi considerada um ponto de partida para o desenvolvimento da paleta de cores. Observou-se também no local, referências do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001). A estética visual do mesmo também foi uma das bases para o desenvolvimento da nova identidade do local. As cores fortes e vibrantes do filme foram inspiradas no trabalho do pintor joinvillense Juarez Machado. O equilíbrio de cores utilizado pelo artista também foi referência para a construção da paleta de cores da identidade. 



















Instituto Serafim | Branding
34
303
9
Published:

Instituto Serafim | Branding

Trabalho de Conclusão de Curso - Branding para o Instituto Serafim: A construção de uma comunicação unificada.
34
303
9
Published:

Tools

Creative Fields