Mariana Origuela's profile

Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual

Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual

A inclusão social é fundamental para a construção de um país democrático, e esta inclusão deve ter início durante a vida escolar. Porém, a realidade pedagógica atual é bem diferente. As escolas, em sua maioria, ainda trabalham com a pedagogia de exclusão, obrigando os portadores de deficiência a buscar por ensino especializado, que muitas vezes acontece de forma solitária na residência da família. Para mudar esse quadro, há a necessidade reformular o sistema de ensino, permitindo assim que todos os indivíduos possam usufruir de seu direito a uma educação digna que se adapte, quando necessário, à suas necessidades e limitações. E dentro da grade curricular educacional, encontra-se também a atividade física.

O conteúdo da Educação Física adaptada deve ser bastante semelhante ao da Educação Física tradicional, embora seu planejamento seja pautado dentro das necessidades do aluno a partir do conhecimento prévio por parte do educador de suas informações básicas. No caso da deficiência visual, é preciso primeiramente entender em qual definição de cegueira, dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aluno se encaixa, para então criar um cronograma específico.

Independente do nível, a deficiência visual exige que o educador trabalhe a área motora da criança em diferentes níveis, pois esta é prejudicada pela falta de experiências motoras, o que acontece tanto pela dificuldade de lidar com essas situações quanto pela superproteção da família. O trabalho do professor consiste em ajudar a criança a desenvolver sua coordenação ao mesmo tempo em que recupera sua confiança no domínio dos movimentos.

Enquanto trabalha com o deficiente visual, o professor precisa estar preparado para as situações variadas que a deficiência pode causar na criança, como a falta de equilíbrio ou resistência física, ou insegurança, apatia e isolamento social. Por isso, a Educação Física adaptada deve trabalhar também o desenvolvimento cognitivo da criança, usando seu corpo como a principal ferramenta para compreender, interagir e dominar o ambiente que a cerca.

Pode-se concluir assim, que a Educação Física adaptada não só ajuda no desenvolvimento físico da criança, mas também lhe dá mais independência e autonomia. Não exercitar a mobilidade do deficiente visual pode deixa-lo vulnerável a acidentes, além de ser prejudicial a sua saúde mental.

Referência
DAS NEVES, Geraldo N. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/Educacao_Fisica_adaptada.pdf. Acesso em: 16 março 2019.
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual
Published:

Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual

Published:

Creative Fields