Mariana Machado's profile

Texto para projeto 50|50.

Texto realizado para apresentar o projeto 50|50 - Abrindo Portas para a Igualdade de Gênero na Publicidade, realizado pelo Nós, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Postado inicialmente no blog do Nós.


ESTAMOS ABRINDO PORTAS À IGUALDADE. VEM JUNTO?

Rufem os tambores, estiquem o tapete vermelho, levant... Brincadeira. Chega mais perto, pode se acomodar como preferir, que aqui o papo é íntimo, informal, mas não menos importante.
Seja bem vinda e bem vindo ao 50|50!
O projeto acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria que trata sobre a igualdade de gênero na criação publicitária, nos âmbitos do ensino e do mercado. E se você acha que é papo-furado e ficou com vontade de sair daqui, segue um convite: abra sua mente para o que tenho a lhe apresentar. Porque vamos falar de igualdade, cumplicidade, respeito e necessidade, e é claro que tudo isso também diz respeito a você!
Você lembra da última propaganda de cerveja que viu? Ou daquele produto de limpeza? Quem sabe de um perfume, marca de roupa, acessórios, produtos alimentícios?
            Não é necessária uma pesquisa aprofundada para perceber que vivemos em uma sociedade que objetifica suas mulheres, impregna estereótipos em suas meninas, menospreza suas profissionais, desrespeita suas mães. No âmbito da publicidade não é diferente.
Trago um simples exercício que realizei para darmos o primeiro passo para uma conversa horizontal, e até para você se situar no assunto que venho tratar, abri uma aba nova > Google > mulher na publicidade > imagens.

Deu para sentir o tamanho do problema, né? Para ilustrar um pouco mais, trago alguns dados importantes, começando com a idealizadora do projeto 65|10, que serviu de inspiração para o 50|50, a diretora de criação Thaís Fabris, que explica
O ‘65’ vem do dado de uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão que aponta que 65% das mulheres brasileiras não se identificam com a publicidade e com a forma com que são retratadas pela publicidade. O número ‘10’ é de uma pesquisa que nós fizemos que mostrou que apenas 10% dos criativos dentro das agências brasileiras são mulheres. E é na criação que as campanhas são feitas.
Em outro levantamento, realizado pelo Meio & Mensagem nas 30 agências mais relevantes do Brasil, o resultado não se afasta muito. Mulheres representam apenas 20% na criação. A maioria ainda está abundantemente em áreas como planejamento e atendimento. Quando olhamos para as posições de liderança, como presidentes, vice-presidentes, diretores e afins, a porcentagem é ainda menor, totalizando apenas 6%.
E mais, em fevereiro deste ano, num evento de criação de campanhas com foco em mobile, organizado pela AOL Brasil em São Paulo, o tema proposto para os criativos foi equidade de gênero. De acordo com a Huffpostbrasil, “os profissionais deveriam desenvolver uma campanha para seus clientes, utilizando a tecnologia móvel, no intuito de trabalhar a problemática da desigualdade de gênero no mercado. Porém, entre os 40 participantes do hackathon da AOL, apenas 4 dos profissionais enviados pelas agências de publicidade eram mulheres. Mais: a primeira mesa julgadora era composta apenas por profissionais homens do mercado. ”

Ponto de vista apresentado, vamos ao nosso projeto.

Afinal, porque 50|50?
O nome faz jus ao que gostaríamos de ver em eventos, mesas redondas, agências, e todas as atividades relativas à publicidade, isto é, 50% de homens e 50% de mulheres envolvidos e trabalhando juntos, para reverter a situação das porcentagens atuais. A ação realizada em prol disto é estabelecer uma comunicação com as instituições organizadoras e afins, utilizando a hashtag #CinquentaCinquenta, pedindo para que no momento de convidar participantes e palestrantes, busquem manter igual o número dos dois gêneros.
O projeto, dentre seus vários objetivos e metas, tem o intuito de discutir o papel da mulher dentro da publicidade, os jeitos que a mesma tem sido representada, estereótipos ao seu respeito e atitudes sexistas que a cercam. E é claro, propor mudanças. Partindo deste viés, foram elaboradas algumas ações mais específicas:
1. Desenvolver, em conjunto com estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda e com o Grupo Nós - Pesquisa Criativa, a campanha publicitária 50|50.
2. Levar a discussão sobre gênero e sobre representatividade para a sala de aula no Curso de Publicidade e Propaganda.
3. Organizar oficinas e palestras sobre o tema.
4. Orientar, por meio de rodas de conversa, as estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda sobre estratégias de posicionamento tanto na academia quanto no mercado, de modo que não sejam forçadas ao abandono da profissão depois de formadas.
5. Promover atividades de capacitação na área da criação publicitária, com foco nas estudantes do curso. 
6. Promover encontros com professores e professoras do Curso de Publicidade, e demais cursos interessados.

E quando todas estas estiverem com a setinha verde do lado do checklist, teremos nosso grand finale, O EVENTO DO 50|50! Eeeeee! Com atrações e convidados que interessem, conversem e entretenham em sua totalidade e diversidade, os e as participantes. Afinal, acreditamos que não se pode mudar sem antes, conscientizar todos os gêneros, em todos os âmbitos. Portanto...
Em julho fomos contemplados no edital FIEn/UFSM 2017 (Fundo de Incentivo ao Ensino), emplacando o primeiro lugar entre os projetos. Por conseguinte, em agosto realizamos o convite às acadêmicas de Publicidade e Propaganda da UFSM, para que se engajassem nesta caminhada conosco, propondo atividades que englobassem os objetivos previstos pelo projeto. Com muito amor, abrimos portas para a Produção Editorial e Egressas. Após um breve encontro para nos conhecermos melhor, iniciamos um segundo momento muito especial, receptivo e cativante: a roda de conversa. Lá conseguimos nos comunicar e expressar nossas as inseguranças, os traumas e as frustrações vividas relacionadas à gênero, no âmbito acadêmico e profissional. Com a ajuda de uma profissional de psicologia ali presente, recebemos dicas de atitudes e posicionamentos a serem tomados para combater e solucionar estas situações.
Com o coração aberto, partimos para a próxima etapa: capacitação. Foram três oficinas em áreas que julgamos ser as menos receptivas às mulheres: criação, redação e direção de arte. Tivemos o prazer de receber convidadas incríveis, profissionais da Dama Branding, agência formada totalmente por mulheres, atuante no mercado de Santa Maria. Através destas atividades, estamos sendo capazes de acompanhar de perto e participar do processo de criação da marca e da campanha do projeto 50|50. Isto é, slogan, logomarca, identidade visual, textos de apoio, convites, material gráfico... tudo foi e é produto do suor de mulheres que se uniram em prol de uma publicidade mais justa, igual e inclusiva.
Para abrir ainda mais mentes e obter o engajamento necessário para que a proposta se concretize, nesta semana, em nome de todo o grupo do 50|50, a coordenadora do projeto, Juliana Petermann sintetizou o projeto para uma apresentação destinada aqueles e aquelas que possuem (e muito!) o poder, e dever, por assim dizer, de mediar situações sexistas e incluir a igualdade de gênero no cotidiano da profissão: os professores e as professoras. Com inúmeros relatos e propostas feitos por nós, alunas e vítimas da situação, a ideia é de que a transformação tenha um grande avanço em sala de aula, formando assim, profissionais mais igualitários.
Com isto, o trabalho não acaba por aqui. Redirecionamos o foco para organizar e protagonizar um evento para lá de lindo! Vai ter workshop, vai ter palestra, vai ter conversa, vai ter um banho de igualdade na publicidade. Então, antes que você vá embora...
                            SAVE THE DATE, 13 DE DEZEMBRO DE 2017. ;)

Mariana de Souza Machado, acadêmica do segundo semestre de Publicidade e Propaganda na UFSM, bolsista do projeto 50|50 – igualdade de gênero no ensino e no mercado publicitário, participante do grupo de pesquisa Nós.

GOBB, Carla. REDAÇÃO: OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE. Disponível em http://www.imaginie.com/redacao-objetificacao-da-mulher-na-publicidade/

Texto para projeto 50|50.
Published:

Texto para projeto 50|50.

Texto realizado para o blog do Nós, grupo de pesquisa da UFSM.

Published:

Creative Fields