Ronaldo Brito Advogado Criminalista
Projeto de identidade visual

Para construção da marca foi feita uma ampla pesquisa sobre os elementos gráficos que constituam a justiça no âmbito do direito penal. O conceito de liberdade e Direito teve suas raízes na Grécia antiga, e muitos dos seus conceitos estão presentes na cultura ocidental até os dias atuais. 
Analisando etimologia do Direito, a palavra advém do latim directus, que significa “quem segue regras pré-determinadas ou um dado preceito. Para alguns autores também faz referência a deusa romana da Justiça ”Justitia” que segurava, em suas mãos, uma balança que representava equilíbrio e ordem. Independente da cultura estudada, o Direito sempre teve um papel de alcançar o bem comum a sociedade, a paz e a organização social. 
Indo de encontro a simbologia, a advocacia é um campo muito rico de signos e elementos visuais. Na pesquisa realizada os elementos que tiveram uma maior recorrência foram: A Deusa da justiça, a balança, o parlamento, o malhete do juiz, a espada, a coruja, a pena e os livros que possuem um reconhecimento internacional na cultura popular.


Objetivos do Projeto

O Direito Penal possui um importante papel na sociedade visando proteger os bens jurídicos fundamentais como o direito da pessoa humana frente ao Estado. Por outro lado, o criminalista ou advogado penalista deve garantir que o julgamento seja feito de forma justa a quem quer que seja, mesmo que o indivíduo possa ser culpado.
Este projeto tem como desafio desenvolver uma marca para o Advogado Criminalista Ronaldo Brito. Com o desafio de comunicar os valores, a missão e visão atribuídos ao seu amplo serviço como Advogado. Objetivando fortalecer o reconhecimento e transmitir os conceitos de liberdade e justiça aos seus clientes.
Com base em metodologias sólidas e caminhos gráficos criativos, o resultado é uma marca elegante que traduz o compromisso que o Direito Penal retém sobre a sociedade, garantindo justiça igualitária, moral e ética em todos os processos. 
Elementos Visuais 

Na concepção desta marca foram utilizados os elementos das “asas abertas” que representam o voo livre adverso ao preceito de prisão, adicionado a figura da balança que juntamente com a espada reforça a ideia de equilíbrio e justiça, tão presentes da advocacia. A junção destes 3 elementos cria uma representação gráfica única, forte e de fácil reconhecimento.

Palavras-chave: 
• Liberdade  • Justiça  • Confiança  • Moral
Desenho da Marca 

A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto no menor tempo de leitura e espaço. A assinatura principal é formada pela união de símbolo + logotipo. Prioritariamente, ela deve ser aplicada nas cores institucionais sobre fundo preto ou branco, respeitando sempre as proporções e os alinhamentos entre todos os elementos que constituem a marca. Para aplicação ou reprodução da marca Ronaldo Brito, devem-se utilizar sempre os arquivos eletrônicos contidos no arquivo que acompanha este manual, evitando redesenhar a marca ou digitalizá-la a partir de impressos.

Tipografia  

​​​​​​​A uniformização da tipografia é um recurso capaz de conferir unidade e profissionalismo à imagem de uma empresa e, consequentemente, otimizar a experiência da marca nos pontos de contato com os públicos internos e externos. Para materiais de caráter institucional (impressos administrativos, diplomas e certificados, documentos corporativos etc), deve-se utilizar a família Book Antiqua e Engraversgothic, nas seguintes variações:

Cores

As cores possuem grande importância na identificação visual de uma marca e sua utilização de forma estratégica otimiza o reconhecimento por parte do público. A marca possui três cromias institucionais que devem ser utilizadas em todos os materiais gráficos. A relação abaixo apresenta as especificações técnicas nas principais escalas para impressão e reprodução digital: CMYK, RGB e Hexacromia.
Fundos Fotográficos 

As aplicações em fundos fotográficos são permitidas, desde que sua visualização não seja prejudicada, obedecendo aos seguintes critérios de utilização:
• a marca deve ser aplicada sobre uma área de cor homogênea da imagem; • o respiro definido na Área de Proteção deve ser respeitado, de forma que objetos figurativos ou quaisquer elementos que chamem a atenção não tenham uma aproximação excessiva da marca; • as mesmas diretrizes para aplicação sobre fundos coloridos (claros e escuros) devem ser adotadas, considerando como cor de fundo as cromias contidas na área de inserção da marca; • a escolha da imagem fotográfica deve ser adequada aos princípios e valores da empresa.
Material gráfico

A marca -Ronaldo Brito pode ser aplicada em qualquer material gráfico de escritório. Sempre presando pelo contraste entre os elementos e cores.
Nos meteriais impressos como papéis timbrados e blocos, as informações de contato deverão ficar na parte inferior do material ou no canto inferior direito,  respeitando sempre as margens de segurança.
​​​​​​​
Os cartões de visita devem ser impressos em papel cartonado 300g, impressão 4x4 (frente e verso) com aplicação hotstamping e verniz localiazado. 
Brindes personalizados devem sempre vir acompanhados com aplicação da logo + símbolo nas cores preto ou branco.
Ronaldo Brito Advogado Criminalista
4
30
1
Published:

Ronaldo Brito Advogado Criminalista

4
30
1
Published:

Tools