Embalagem sustentável de sabonete - Banho de Flores


Projeto de embalagem sustentável para sabonetes. Usei como metodologia o livro “Design Gráfico Sustentável”, da autora Adélia Borges. Ele abriu minha cabeça para o design aos avessos, focando primeiro na etapa de produção e na escolha da matéria prima da embalagem. 

Escolhi para os materiais a bucha vegetal e o papel vegetal. Sendo os dois: biodegradáveis, de custo baixo e boa proteção. 

*Esse processo me mostrou como os nossos sistemas de produção são insustentáveis. A maioria dos substratos que usamos nos materiais de comunicação provém de derivados do petróleo ou da celulose, o que para comunicar dura pouco segundos e para de se desintegrar dura anos e anos é uma troca injusta. As empresas/indústrias vão falir antes do plástico desaparecer.




A embalagem secundária é feita com bucha vegetal, aquelas mesmo que são usadas no banho. Tendo mais utilidades, além de ser uma bucha é uma Panc e pode ser uma malha. Tem em torno de 15 à 40 cm, ficando maior se abrir ela ao meio deixando planificada.
Para conter o sabote fiz uma bolsa simples com duas costuras nas laterais, e para fechar um pedaço pequeno de madeira e um laço de barbante sisal.

No nível primário foi utilizado o papel vegetal para evitar que a bucha esfolie o sabonete.
Embalagem sustentável de sabonete - Banho de Flores
11
92
0
Published:

Embalagem sustentável de sabonete - Banho de Flores

Projeto acadêmico realizado no IFPB. Proposta de embalagem sustentável para sabonetes
11
92
0
Published:

Tools