• Add to Collection
  • About

    About

    • Street art: para a vida das pessoas, para o quotidiano de Lisboa, para o património do mundo. O maior acervo de street art (catalogado pela Câm… Read More
    • Street art: para a vida das pessoas, para o quotidiano de Lisboa, para o património do mundo. O maior acervo de street art (catalogado pela Câmara Municipal desde 1974 até os dias de hoje) foi disponibilizado num website como fonte agregadora de informação. O lançamento foi marcado pela exposição “Reciclar o Olhar” – promovida pela Câmara. Espaços e suportes estiveram à disposição de artistas e comunidade interessada. Caminhões de lixo, contentores de reciclagem de vidro, mupis e as próprias paredes da Galeria de Arte Urbana (localizadas junto ao Elevador da Glória) foram e são as principais telas da amostra – que até hoje decorre em Lisboa. Além disso, juntamente com a Citroen, o city tour “Go Arte Urbana” contou com 2 carros (modelo DS3) que foram customizados e conduzidos por artistas da GAU. Assim, cidadãos e turistas puderam fazer passeios guiados pela cidade, com explicação técnica sobre cada obra. A partir de agora, a Galeria de Arte Urbana lança um anuário com as últimas obras catalogadas no acervo. Read Less
    Published:
• June/2011, Lisbon (Portugal)
Focus
• Conscientização para o património cultural – street art made in Portugal
A Torke desenvolve as principais ações de marketing de guerrilha em Portugal, campanhas alternativas com low budget para activação de marcas. Tem como premissa principal buscar inspiração nos manifestos artísticos/intervenções urbanas – principalmente na corrente de street art. O projecto foi orientado para potenciar a Galeria de Arte Urbana (GAU), levar e valorizar a street art portuguesa para o mundo e agregar o nome da agência como incentivo cultural.
 
Meu contributo
• Responsável pelo desenvolvimento, coordenação, acompanhamento, divulgação e produção da iniciativa. Conjugação de esforços entre agência responsável, Câmara Municipal de Lisboa e incentivos. Planejamento das etapas do trabalho, negociação com medias e suportes de comunicação envolvidos, para além da pesquisa e rentabilidade dos orçamentos ao budget disponível. Prospecção de recursos e patrocínios para o lançamento e implementação do projeto.
 
Sponsors / Apoio
• Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal, Torke e Citroen.
Os resultados
O projeto foi manchete em dezenas de publicações impressas, como a Time Out Lisboa e o jornal Metro. Mais de 3.000 pedidos e 700 excursões foram feitas pela cidade – o que contribuiu para a dimensão e reconhecimento da street art portuguesa. Virou notícia no horário nobre da televisão portuguesa – o projeto foi eleito pela emissora RTP como um dos melhores de 2011, na cerimônia "Portugal Aplaude 2011". A menção honrosa foi transmitida ao vivo, mostrando os melhores cases do ano. A Galeria de Arte Urbana também foi citada pelo reconhecido The Guardian como uma das 10 melhores coleções de arte urbana do mundo. Prémios nacionais e internacionais de criatividade também marcaram o reconhecimento do projeto, incluindo a premiação no Festival de Cannes 2012.
All rights reserved to:
 
Photo credits:
Daniel Soares.