user's avatar
1ª Mostra Cinestesia • 2018
Curator • Producer • Film Editor
Making of da 1ª Mostra Cinestesia: Memórias, Epifanias e a Perda da Inocência
Curadoria: Felipe Ribeiro e Paloma Palácio
Direção de Produção e Divulgação: Rubens Takamine
Realização: Cinestesia Coletiva
Após quatro anos de nascimento, nós, do Cinestesia Coletiva, apresentamos nossa primeira sessão de filmes. Realizamos assim, às vésperas do fim de ano, um desejo que nos perpassa desde o princípio. Juntando as produções mais recentes do coletivo e de amigos do grupo, organizamos a 1ª Mostra Cinestesia, com o tema "Memórias, Epifanias e a Perda da Inocência". Temática essa que transborda não só as narrativas, mas também reflete nossa trajetória como grupo recém-saído do âmbito universitário.

Nessa primeira edição, selecionamos seis curtas-metragens que falam sobre o tempo transeunte e as diversas formas de experienciá-lo em cada etapa da vida. Entre perdas e ganhos, lembranças e epifanias, as imagens da memória lampejam diante dos olhos. A criança que se vê sozinha no pátio, entre um tempo pueril e a vontade de crescer. A menina já adolescente, que confronta algo que parece ter desaparecido para sempre. A jovem que caminha em meio às ruínas da cidade e do próprio pensamento. O reencontro com um amigo, trazendo à tona estranhas lembranças e afetações. A urgência das ruas amenizada pelos sacos de balas e comprimidos que nos querem fazer esquecer. Uma fotografia que pode revelar ou cegar, à luz da idade já avançada. Da inocência à maturidade, a 1ª Mostra Cinestesia almeja percorrer com seus espectadores a longa linha da vida.

____
1ª Mostra Cinestesia: Memórias, Epifanias e a Perda da Inocência

_ dia 17/12/2018 às 19h na Cinemateca do MAM - MAM Rio
(Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo)

_ sessão gratuita seguida de debate com o coletivo, realizadoras e realizadores presentes.

___
FILMES:

- Menina não solta pum (2017), 15’, de Ayodele Gathoni

- Preciosidade (2018), 12', de Paloma Palacio e Yuri Alves

- O Mundo é Um Moinho (2018), 12’, de Rubens Takamine

- meu quarto tem uma janela que dá de frente pra uma rua movimentada (2018), 13’, de Victor Oliver

- O Baleiro (2018), 5’, de Nádia Oliveira

- Sublime Luz da Tua Memória (2018), 17’, de João Veiga e Nádia Oliveira

____
O Cinestesia Coletiva é um grupo miscigenado de artistas-pesquisadores multilinguagem que se propõe a repensar as práticas em comunicação e artes, utilizando os processos audiovisuais como forma de experimentação, aprendizagem e difusão da diversidade. Cinestesia seria, portanto, o encontro de impulsos e ações mobilizadoras, que tentamos Coletivizar por meio de imagens, sons, presença e palavras.

Os cinestésicos: Ayodele Gathoni, Felipe Ribeiro, Fernando Fernandes, Goretti Smarandescu, João Paulo Veiga, Lucélia Pontes, Nádia Oliveira, Paloma Palácio, Rafael Albuquerque, Rubens Takamine, Thamyres Lopes e Yuri Alves.

1ª Mostra Cinestesia • 2018
0
14
0
Published:

1ª Mostra Cinestesia • 2018

0
14
0
Published:

Creative Fields