• Add to Collection
  • About

    About

    Fonte digital desenvolvida para o curso de Design da FAUUSP.
    Published:
A fonte “Inversão” foi inicialmente criada em parceria com Eric Endo, para a disciplina de Tipografia do curso de Design da FAUUSP.  Em sua construção, buscamos a oposição de formas geométricas entre si. Apesar de obtermos boa legibilidade mesmo com formas exageradamente geométricas, a fonte não é recomendada para textos longos. Recomendamos o uso em casos em que se busca chamar a atenção, prevalecendo a estética.
Já para a disciplina de Design de Tipos, a fonte "Inversão" sofreu alguns ajustes e adquiriu um caráter experimental.  Inicialmente a intenção era transformá-la em uma fonte digital (a sua primeira versão é somente vetorial) e, posteriormente, criar uma segunda fonte, complementar à primeira, com a finalidade de se obter uma fonte com “duas cores”.
A fonte complementar busca preencher os espaços em branco gerados pela fonte principal, assim contornando possíveis problemas nos espaçamentos, além de permitir a brincadeira com uma segunda cor. Sua inspiração veio a partir de exemplos de tipos móveis que eram produzidos antigamente para gerar a segunda cor, quando  não havia tecnologia digital.
O resultado foi um conjunto de fontes que quando utilizadas em conjunto se tornam alegres e atraentes, desde que se utilize duas cores e alguns critérios de combinação entre essas cores. Sozinhas, as fontes perdem sua legibilidade,  fato que acontece também quando reproduzidas em uma cor somente.
Pangrama para visualizar possíveis problemas de espaçamento e kerning:
Aplicação em produtos com tinta termosensível reforça a ideia de uma fonte irreverente.