PROD.ART.BR's profile

WIND OF TIME / VENTOS DO TEMPO (JPN/BRA)

“Eu reflito repetidamente sobre quais fundamentos Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno criaram o Butô. Eu assisti ambos apresentarem suas filosofias: Hijikata justapõe essência e presença combinando-as de um modo muito particular, enquanto Ohno nos dá uma visão profunda sobre vida e morte e suas conexões com o butô. Meu desejo é que as coisas que aprendi com eles sejam transferidas para as próximas gerações.”
 
Yoshito Ohno
foto: Hideki Matsuka
Um corpo testemunha
 
O papel de Yoshito Ohno na história do butô sempre pareceu diferenciado. Ele foi um dos únicos artistas que teve a oportunidade de trabalhar com os pioneiros Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno (seu pai).
oshito nasceu em Tóquio em 1938. Em 1959, com apenas 21 anos, participou da obra Kinjiki (Cores Proibidas), sob a direção de Hijikata. Esta foi, historicamente, considerada a primeira performance de butô, inspirada pela obra homônima de Yukio Mishima e pelos escritos de Jean Genet, por quem Hijikata nutria grande admiração. Em 2008, durante uma conversa em São Paulo (como parte da programação da exposição Tokyogaqui), Yoshito confessou, de forma bem humorada, que não havia entendido quase nada do que se passara naquela ocasião. Hijikata não era um homem de muitas explicações e talvez, naquele momento, nem ele mesmo tivesse consciência da radicalidade do movimento que estava começando.
os anos que se seguiram, Yoshito continuou trabalhando sob a direção de Hijikata em outras obras, como A Casa de Artaud, integrando o grupo ankoku butô ha.
o entanto, ficou mais conhecido para o público internacional, a partir da parceria com seu pai, que começa em 1985 com The Dead Sea (O Mar Morto) e segue até a morte de Kazuo em 2010. Juntos, eles se apresentaram pelo mundo e transformaram de maneira radical a vida de muitos artistas (dançarinos, atores, fotógrafos, cineastas, escritores e pintores), sobretudo nos países ocidentais.    
oje, Yoshito pode ser considerado uma espécie de testemunha essencial. Não apenas por tudo que conhece (e viveu) da história do butô, mas porque representa algo que está em vias de extinção em toda parte, inclusive no Japão. É difícil dizer do que se trata. Talvez seja um certo modo sutil e cruel de compreender a arte, o corpo e os limiares entre a vida e a morte.
 
Christine Greiner
foto: Hideki Matsuka
Ventos do Tempo
 
Depois da morte de Kazuo Ohno, seu filho Yoshito Ohno segue seu legado, ampliando-o e trazendo novas formas e possibilidades, outros ventos de tempos para o butô contemporâneo.
Desde sua apresentação no Japão em 2010 e em Londres em 2011 com o cantor de música pop Antony and Johnson, Yoshito Ohno tem como proposta continuar seu trabalho estabelecendo diálogos com o butô contemporâneo, do qual ele é um dos principais representantes vivos desta linha com artistas jovens que se dedicam a uma pesquisa diferenciada e aprofundada sobre o corpo, suas sombras, seu dentro e movimentos.
Ventos do Tempo tem como principal objetivo refletir sobre a atualidade das muitas questões que envolvem a ideia de corpo e da arte desenvolvidas e vividas pelo butô desde sua criação na década de 60 e sua reinvenção continuada até os dias de hoje. Mais do que um estilo de dança, o butô surge como uma interpretação do mundo, sempre em diálogo com o tempo presente e vivido. E é neste sentido que se desenvolverá este projeto.
Apoiado pelo Sesc São Paulo, pela Japan Foundation - Japão e pela Prefeitura e Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Yoshito Ohno propõe mostrar ao público brasileiro Ventos do Tempo com ações diferenciadas e sempre envolvendo artistas da dança, do teatro, pensadores e de outras áreas afins numa troca efetiva entre ele e criadores brasileiros.
foto: Hideki Matsuka
foto: Hideki Matsuka
Casa da Ópera - Ouro Preto - MG
foto: Gabriel Machado
foto: Gabriel Machado
Igreja Nossa Senhora dos Pretos - Tiradentes
FICHA TÉCNICA
Yoshito Ohno _ Dançarino 
Etsuko Ohno _ Figurino
Yuki Ohno _ Assistente 
Noriaki Koda _ Som 
Mari Akanuma _ Tour Manager 
Hiroyoshi Takishima _ Vídeo 
Toshio Mizohata _ Luz e Produção 
 
Produção no Brasil prod.art.br
WIND OF TIME / VENTOS DO TEMPO – Yoshito Ohno
 
dias 7 e 8 de março de 2013, quinta e sexta, às 20h 
Centro de Pesquisa Teatral - CPT - 7º andar
São Paulo - SP
 
dia 13 de março de 2013, às 21h
Teatro Municipal Casa da Ópera - Ouro Preto - MG
300 lugares. Entrada gratuita. Retirada antecipada de ingressos.
 
dia 15 de março de 2013, às 18h
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Tiradentes - MG
Entrada gratuita.
 
Espetáculo integrante da programação do simpósio “H#1 - CORPOLÍTICO: corpo e política nas artes da presença”, organizado pelo grupo de pesquisa Híbrida - poéticas híbridas da cena contemporânea e pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto.
www.sescsp.org.br
https://www.jpf.go.jp
http://corpolitico.wordpress.com
http://www.ufop.br
http://anticorpos.wordpress.com
prod.art.br
 
 
 
WIND OF TIME / VENTOS DO TEMPO (JPN/BRA)
Published:

WIND OF TIME / VENTOS DO TEMPO (JPN/BRA)

Yoshito Ohno

Published:

Creative Fields