Renan Guerreiro's profile

Release para Ação de Graças

Chef Diego Hernandes cria hambúrguer especial para Dia de Ação de Graças em prol da AHPAS

São Paulo, 12 de novembro de 2018 – No próximo dia 22 de novembro comemora-se nos Estados Unidos o Thanksgiving Day, ou o Dia de Ação de Graças. O feriado, um dos mais importantes do calendário americano, é dedicado a celebrar e agradecer às coisas boas que aconteceram durante o ano. Reconhecida hoje entre as melhores hamburguerias de São Paulo, a 212 Burger*, que traz em sua essência o espírito de Nova York, celebra esse dia especial com a criação de um novo hambúrguer que terá parte de seu valor destinado à AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, entidade que luta para oferecer transporte especializado, gratuito, confortável e regular a jovens pacientes carentes com câncer durante o período de tratamento médico na cidade de São Paulo.

A ideia da criação de um hambúrguer para comemoração do Dia de Ação de Graças partiu do Chef Diego Hernandes**, que enxergou na data a possibilidade de reunir em um único sanduiche todos os ingredientes mais elogiados pelos clientes da casa, como a famosa farofa de bacon, o aclamado queijo cheddar curado por três meses, além dos já tradicionais burger da casa e a mostarda dijon, que concede à iguaria  picância já característica da 212 Burger com um toque de frescor do tomate, tudo isso acompanhado do delicioso pão de brioche. ‘’O Thanksgiving é um momento de agradecimento e a inspiração para a criação desse sanduiche com todos os ingredientes mais celebrados da casa é justamente a nossa forma de agradecer’’, ressalta o chef Diego Hernandes.

Além dos agradecimentos, o Dia de Ação de Graças tem como um de seus princípios a retribuição de todas as coisas boas conquistadas ao longo do ano através de ações sociais que visam contribuir com a comunidade, sempre com a mensagem positiva de ajuda aos que mais necessitam. É justamente partindo dessa premissa que a 212 Burger irá reverter metade do valor das vendas do Thanksgiven Day em prol da AHPAS, entidade sem fins lucrativos que exerce um importante papel na vida de crianças e adolescentes carentes que lutam contra o câncer.

Transportando esperança

Existem muitas crianças que não conseguem chegar aos hospitais pelo fato dos pais não terem automóvel em uma cidade como São Paulo, um dos pólos de tratamento de câncer do Brasil. É indispensável o transporte terrestre com conforto para garantir o acesso ao tratamento e o consequente aumento das chances de cura. É preciso evitar que muitos doentes abandonem os tratamentos por dificuldades de locomoção, o que é comum devido às dificuldades de deslocamento e à desinformação. Por isso, Luiz Maurício de Andrade da Silva e Tatiana Piccardi criaram, em 1999, a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva - AHPAS (pronuncia-se "A Paz"). A entidade diferencia-se por prestar um serviço único na imensa cidade de São Paulo e no país: o de ser responsável, pelo transporte de crianças e adolescentes carentes com câncer em estado grave, todos os dias, com direito a ida, volta e cuidados especiais. Como prova da seriedade e comprometimento do trabalho a apresentadora Eliana tornou-se em 2007 a madrinha da associação.

A prática do trabalho da AHPAS acontece nos trajetos que realiza com os jovens. Cada trajeto ocorre assim: o motorista (ou voluntário motorista, quando necessário) da AHPAS vai até a casa do jovem paciente em tratamento médico, em geral localizada em favelas na periferia de São Paulo (distantes às vezes mais de 50km do centro), ajuda a acomodar o jovem no veículo, conversa com ele e seu acompanhante para deixá-los à vontade, tudo sempre com o objetivo de deixar o jovem atendido mais alegre e disposto para o dia que se inicia. Em geral, além do motorista treinado, um voluntário devidamente sensibilizado está presente, com o objetivo de tornar o trajeto mais aconchegante. É oferecido lanchinho (os trajetos são muito longos), com suco e água (que é o que os jovens pacientes mais consomem), travesseiros para apoio, cobertor para os dias frios, além de brinquedos, revistas e livros para entretenimento. Principalmente oferece-se silêncio respeitoso, quando o jovem está muito cansado ou indisposto, preferindo dormir ou ficar  sossegado apoiado em seu acompanhante (em geral a mãe). Chegando no hospital, motorista e voluntário ajudam o jovem a desembarcar e aguardam sua liberação (depois de algumas horas) para irem buscá-lo no hospital e levá-lo de volta para casa. Nos períodos em que o jovem faz quimioterapia, é comum que fique enjoado, com vontade de vomitar. Para proporcionar-lhe o máximo conforto, há saquinhos plásticos e papel toalha a bordo e o carinho do voluntário e do motorista.

A AHPAS em números

O importante trabalho desenvolvido pela associação em prol das crianças reflete diretamente nos resultados alcançados no último ano. Só em 2017, com a ajuda da AHPAS, mais de 250 pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente considerando pacientes, cuidadores e irmãos de até 18 anos. Foram 2.300 procedimentos médicos realizados com o acesso ofertado, 9.228 trajetos realizados entre a casa dos pacientes e os hospitais totalizando 162.243 KM rodados. No geral, em todos os anos de atuação, a AHPAS contabiliza mais de 300 famílias atendidas e mais de 1,5 milhão de KMs rodados pela vida.

As atividades de assistência social da AHPAS contemplam, além do serviço de transporte, mais quatro atividades complementares de apoio integral a criança e adolescente com câncer, em benefício ao paciente e seus familiares, na figura do cuidador, pais e irmãos. Estas ações contribuem significativamente nos resultados do tratamento oncológico, apoiando, orientando, aproximando e celebrando a vida, a amizade e fraternidade, o que resulta na aceitação e regularidade do tratamento oncológico, fatores essenciais na busca pela cura.

“A iniciativa da 212 Burger, além de ser uma generosa contribuição para a AHPAS, incentivará outras empresas a também promoverem ações sociais, aumentando, assim, a rede de solidariedade no país. O impacto social deste tipo de iniciativa é incrível”, diz Luciana Monteiro Portugal Gomes, presidente da AHPAS.










Release para Ação de Graças
Published:

Release para Ação de Graças

Published:

Creative Fields