Para o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, o FLUTUA buscou explorar o tema compartilhar desde a concepção do seu material apresentado, como sempre fez, até o momento de pós exposição finalizada. Assim, na busca de construir e experimentar um lugar de união e reflexão e com o propósito partilhar valores, apresenta MANUAL - feito, conectado e ativado por mãos dadas.

Construído com sacos plásticos de lixo preto reciclados e de dimensão cilíndrico-cupular de 3 metros de diâmetro de base e 2,5 metros de altura, MANUAL propõe uma experiência surpresa a partir do momento em que, diante do objeto’’ estranho’’, pessoas das mais diversas condições físicas, sociais e culturais são convidadas a entrar, de 5 em 5, naquele espaço escuro que abriga aquilo que os une. 
Já dentro da estrutura, são atraídos por moldes mãos luminosas dispostas sobre um totem central que esconde sensores conectados à 5 fitas de LED anexadas radialmente no piso da instalação. À medida que aproximam suas mãos dos moldes, ativam pelos sensores, um por um, uma fita de LED. E quando, então, todos pousam as mãos sobre os moldes do totem, as cinco fitas de LED atingem a sua força máxima e logo desligam, para que toda a energia seja direcionada para as 4 lâmpadas negras instaladas em uma estrutura alta anexada ao totem. Nesse momento, do conjunto de mãos que colaboram e não se soltam, frases e palavras referentes ao tema escritas de tinta branca nas paredes internas do inflável são iluminadas para que todos possam ler e se lembrar da importância de todos os valores que Compartilhar representa.
Foram realizadas experiências com o inflável em três locais e momentos diferentes.

ONG Ação Moradia
Universidade Federal de Uberlândia
Hospital do Câncer de Uberlândia 
Com os registros dessas experiências FLUTUA, foi feito um vídeo exibido na exposição dos 20 finalistas do Prêmio Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, realizada no próprio espaço da instituição cultural. Além do vídeo, a mesa de construção FLUTUA pensada para interação com o público convidou os visitantes a sentir a força dos conjuntos que criam, constróem e experienciam o estar junto.
As malhas plásticas construídas por quem lá passava foi coletada ao fim da exposição para o desenvolvimento de um novo projeto.

O conjunto esteve exposto de 24/01/2019 até 10/03/2019 no Instituto Tomie Ohtake e, na data da abertura, recebeu o prêmio de menção honrosa.

Equipe Flutua
Luiza Dalvi, Rayssa Carvalho, Isabela Magro, Beatriz Justo, Ariane Freitas, Lara Paim, Rodrigo Feres, Vinicius Abrahão, Rodrigo Barbosa, Matheus dos Reis, Alexandre Machado e Cairo Amaral.

Orientadora
Zoy Anastassakis

Fotografia
Thiago Paulino e Felipe Vianna

Captação e Edição de Vídeo
João Paulo Machado, Fabricio Sassioto e Tamires Garcia.

Musica
Lucas Vidal

Colaboradores
Carolina Zuliani, Nicolas de Lima e Gabriel Mazutti

Júri do prêmio 
Alexandre Salles, Cláudio Bueno, Jackson Araujo, Hugo França, Tereza Bettinardi, Priscyla Gomes e Zoy Anastassakis.

MANUAL
4
88
0
Published: