DOT.
 
O projeto desenvolvido consiste na utilização da tecnologia de som direcionado para criar uma nova forma de ouvir música. 
O recurso a esta tecnologia permite direcionar o som de forma a criar uma determinada área sonorizada envolvida por um espaço circundante que não o está. 
No entanto, o conceito do nosso projeto pretende ir além da simples incorporação desta tecnologia num aparelho, porque isso seria um avanço pouco significativo em relação à já usual utilização de fones. 
Assim, através do desenho de um aparelho com determinadas características estruturais e materiais (que tem em si a tecnologia de som direcionado) propomo-nos redefinir / redesenhar a experiência de ouvir música. 
Pretendemos proporcionar ao utilizador a privacidade e a liberdade de ouvir o que quiser na altura que quiser e a possibilidade de resguardar o som do espaço e pessoas que estão à sua volta, mas tendo sempre a possibilidade de partilhá-lo com uma ou mais pessoas, continuando a ter áreas sonorizadas e áreas livres do som. 
Esta nova forma de ouvir música que propomos assenta na dualidade da alta tecnologia coexistir com o modo "primário" de manusear o objeto. Porque queremos proporcionar uma nova experiência, não pelo refúgio na alta tecnologia mas pelo desenvolvimento de um objeto que vive da relação direta deste com o utilizador, do manuseamento da sua forma, das metamorfoses temporárias que pode assumir. A tecnologia limita o som a uma determinada área; as características plástica e moldável do objeto permitem direcionar o som e reajustar (aumentar ou diminuir) o seu alcance radial.
 
 
Projecto criado com a colaboração de Bárbara Macedo, Diogo Louro e José Araújo - Universidade de Aveiro.
Participação em BRAUN PRIZE - 2012
 
DOT.
Published:

DOT.

DOT. O projeto desenvolvido consiste na utilização da tecnologia de som direcionado para criar uma nova forma de ouvir música. O recurso a esta Read More

Published: