O processo de criação da Revista CIN surgiu com o objetivo de trazer uma publicação de cinema que reunisse um bom e denso conteúdo sobre filmes, críticas, festivais junto com uma solução visual que esteja em sintonia com a temática cinematográfica. Cada item do projeto gráfico reflete um estágio no ambiente dos filmes e seus paralelos. A revista irá ter periodicidade mensal com matérias fixas e colaboradores variados.
 
A mensagem proposta pela publicação é atrair interessados pela sétima arte que a acompanham em todas as vertentes e buscar novos leitores, no intuito de apresentar o mundo do cinema. O projeto gráfico buscará ser acessível ao leitor, integrando os diversos recursos gráficos presentes em uma publicação impressa.
 
O público alvo da publicação foi determinante para a linha editorial que traz uma série de textos aprofundados sobre filmes e discute a relação do autor com a criação de cinema.
O primeiro passo foi determinar as dimensões da revista, uma vez que ela possui um volume alto de textos diversificados foi considerado um tamanho intermediário para adequar todos os elementos na página de maneira agradável ao leitor. O aproveitamento de papel foi um item levado em consideração na medida em que o custo de impressão seja apropriado para o mercado.
Foram feitos diversos estudos explorando paleta de cores, composição e tipografia, em seguida, rascunhos em papel no intuito de desenvolver uma sequência visual que ficasse em harmonia com o painel semântico elaborado. Os passos seguintes ficaram por conta de trabalhar diversas formas de tratamento de imagens e ilustrações. A produção incluiu diversas variações do grid, para determinar a hierarquia dos títulos, vinhetas e colunas de texto. Após esse estudo foi possível encontrar fraquezas e potencialidades do layout. O grid foi composto com 10 colunas e um espaçamento ampliado dando possibilidade de variar entre as matérias.
 
A pesquisa inicial baseou-se em revistas nacionais e internacionais de diversas áreas como política, cinema, artes e moda. Foram avaliados itens como colunagem, margens, edição de fotos, textos, vinhetas e cabeçalhos. A ideia foi reunir um material base para a construção da Revista CIN. Entre as referências buscadas estão as revistas Piauí, Bravo, Cahier du cinema e Esquire, que apresentam um design que combina bons textos e um projeto gráfico moderno.
Dados técnicos
Revista CIN
Tamanho: 21cm x 26cm
Fontes utilizadas:
Títulos, subtítulos e box: Andes (extralight, regular e bold)
Texto: The Sans (regular e bold)
Ícones: Entypo
Impressa em couche fosco 230g (capa), couche fosco 120g (miolo)
 
 
Referências bibliográficas
 
White, Jan. Editing by Design: For Designers, Art Directors, and Editors--the Classic Guide to Winning Readers. 3 edição. Setembro 2003.
 
Rothstein, Jandos. Design Magazines. Allworth press. 2007
 
Samara, Timothy. Grid: construção e desconstrução. Cosac Naify. 2007
 
Lupton, Ellen. Novos fundamentos do design. Cosa Naify. 2008 
Revista CIN
Published:

Revista CIN

O processo de criação da Revista CIN surgiu com o objetivo de trazer uma publicação de cinema que reunisse um bom e denso conteúdo sobre filmes, Read More

Published: