Guide121 é uma startup que nasceu em 2016 com o objetivo de transformar o turismo a partir da tecnologia.
1. O PROBLEMA
A velocidade de atualização dos dados não acompanha a velocidade com que as coisas mudam. Com a falta de informações confiáveis para planejar viagens, esse planejamento muitas vezes é baseado no passado - blogs, viajantes que já foram, etc. Informações que normalmente não estão atualizadas. Pessoas ficam sem saber o que fazer no destino, perdendo tempo, o bem mais precioso durante uma viagem. Os negócios locais também não tem informações consistentes sobre a demanda.

2. OBJETIVO
Ajudar o viajante em seu planejamento de viagem, criando um novo conceito em viagem assistida.
Mapear destinos, cruzar interesses entre viajantes e estabelecimentos, facilitando o planejamento e oferecendo assistência em tempo real.
3. PROCESSO
Foi necessário revisitar o modelo de negócio para validar se o formato realmente tinha aderência com o problemas que a startup se destinava a solucionar.

Conhecendo o destino
Imersão de 7 dias no destino onde a startup iria iniciar sua atividade (Gramado) para levantar o máximo de informações sobre os viajantes e sua relação com a infra estrutura de turismo que a cidade oferecia.

Mapeamento dos perfis de viajantes
Através de entrevistas com turistas, foi criado o mapa de empatia para traçar os perfis de usuários que a plataforma teria como foco inicial. O aventureiro, o inseguro e o planejador.

Shadowing
Observação dos turistas em busca de informações turísticas e atrações diretamente nos quiosques da secretaria de turismo da cidade.

Jornada do usuário
Revisão da jornada do usuário inicial, inclusão de novas hipóteses e priorização de possíveis funcionalidades diante das novas informações coletadas em entrevistas e shadowing. As dinâmicas envolveram turistas, profissionais de agências de viagens, representantes de atrações locais e o pessoal de negócio da startup.

Visita à atrações e estabelecimentos locais
Observar o comportamento dos turistas e validar algumas hipóteses levantadas durante o desenho da jornada. Coleta de informações sobre os turistas e o que buscam pelo ponto de vista do estabelecimento, para ajustar a jornada e explorar novas possibilidades para o negócio da Startup.
4. DESCOBERTAS
Depois de um trabalho de analise do material que foi gerado durante esses dias, chegamos em conjunto aos principais pontos que  solução deve atuar:

ESTABELECER UM DIÁLOGO PRÓXIMO
(Definir um tom de voz amigável, personificação da empresa)

CONHECER O VIAJANTE
(Quem, como e onde; no detalhe)

OFERECER OS MELHORES ROTEIROS
(Usar data intelligence na sugestão de experiências assertivas e relevantes a cada perfil mapeado)

VIAJAR JUNTO
(Garantir a experiência de ponta a ponta para prever / evitar frustração)

GERAR INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
(Tanto para o município quanto para estabelecimentos locais. Uma nova oportunidade de monetização)

Depois de fazer os protótipos iniciais e validar com um grupo de usuários (diferentes perfis, exploratórios e tarefas), chegamos em um novo formato para o produto como um todo.
5. A SOLUÇÃO

- Re-design da plataforma, contemplando a nova jornada dos perfis mapeados e preparada para o volume de informação atualizada necessária para um planejamento efetivo de viagens.
- Expansão do modelo de negócio para aceitar múltiplos destinos.
- Setup conversacional, criando proximidade e guiando o usuário durante planejamento de viagem.
- Sugestão de roteiros customizados para cada perfil.
- Apresentação das atrações no destino em um novo formato para o segmento de turismo: Playlists. Fáceis de entender e assertivas. As atrações são agrupadas por tema e localização, ajudando o viajante em seu gerenciamento de tempo.
Assistência em tempo real 
- Aplicativo ios e android.
- Criação, consulta, ajuste dos roteiros e atrações agendadas.
- Recebimento de vouchers contextualizados com o roteiro do usuário.
- Sugestão de ajustes inteligentes em roteiro baseados em geolocalização e condições climáticas.
6. ANÁLISE DE DADOS E MELHORIA CONTÍNUA
Com a análise das métricas e demais indicadores do negócio, estão sendo avaliadas novas oportunidades de crescimento do negócio, e potencializando a Startup entrar em nova rodada de investimentos com o aumento exponencial de usuários ativos na plataforma.

- Abertura de novos destinos;
- Gerenciamento de dados (demanda turística e aglomeração de pessoas - Smart Cities)
- Roteirização
indoor (resorts e cruzeiros)
- Criação de novas formas de monetização b2b
Guide121
6
82
0
Published:

Guide121

Redesenho de produto para a startup Guide121, que tem como objetivo transformar o turismo a partir da tecnologia.
6
82
0
Published: