Jorge Palma's profile

GEMINADA NAS PENHAS

Com uma localização privilegiada no maciço central da Serra da Estrela nomeadamente sobre o aglomerado urbano das Penhas da Saúde a uma altitude de 1500m, o terreno onde se insere esta intervenção goza da magnífica amplitude da paisagem do vale a Sul e Nascente, assim como de uma salubre exposição solar.
 
O local desta intervenção caracteriza-se não só pela qualidade do seu ambiente envolvente como pela orientação da sua vertente a Nascente / Sul / Poente.
 
Desta forma o conceito base da nossa Intervenção caracteriza-se, não só pelo rigor no cumprimento do programa acordado, optimizando as suas áreas e acessos, na salvaguarda de todos os regulamentos em vigor, mas essencialmente no desenvolvimento de um núcleo habitacional de imagem arquitectónica integrada, quer pela sua forma quer pela escolha de materiais característicos na região.
A sua implantação resulta do equilíbrio entre a inclinação da rampa de acesso, adoçada ao terreno (15%) e o atenuar da escavação em terreno claramente rochoso.
 
Desta forma, devido ao acentuado declive do terreno com acessibilidade pela cota inferior, a intervenção implanta-se sobre um embasamento de garagem em cave, com acesso directo à cota da via, sobre a qual se desenvolve um terraço na extensão da área habitável.
Resultado de uma cristalização do seu programa com a melhor sistematização das suas áreas no terreno onde se insere, sua relação com a envolvente e clima caracterizado por fortes amplitudes térmicas, o desenvolvimento da sua planta, centrou-se em torno da sua orientação privilegiada, na economia das áreas de distribuição e da estanquecidade dos seus acessos.
 
O objecto da nossa intervenção caracteriza-se por ser uma Moradia Geminada simétrica, com acesso circulação e distribuições a norte a uma cota elevada do terreno (1504.45m).
 
Desta coluna de circulação vertical, com um Hall que separa o acesso das garagens do resto da habitação, distribui-se no Piso 0 - a Sala / Cozinha com extensão em terraço sobre as garagens e respectivos Quartos no Piso superior, beneficiando também da mesma orientação privilegiada.
 
Todas as Instalações Sanitárias e circulações desenvolvem-se na fachada Norte do edifício em torno da distribuição central.
 
Com a concentração de circulações, foi possível chegar a uma solução em que, não só se tirou o melhor proveito da sua orientação como se garantiu uma eficaz distribuição, potenciando as áreas de compartimentos habitáveis.
GEMINADA NAS PENHAS
Published:

GEMINADA NAS PENHAS

With a prime location in central massif of Serra da Estrela in particular on urban agglomeration of Penhas da Saúde at an altitude of 1500m, the Read More

Published: