Igreja Cristã Farol Esperança




| A Farol

Buscando ser uma comunidade cristã saudável, que responde às questões do seu tempo e preocupando-se com a transição de gerações, a Igreja Cristã Farol Esperança está ancorada no passado, na tradição histórica da igreja cristã ao longo dos anos, mas olhando para frente, dialogando com a cultura. Através da amizade daqueles que a compõem, domingo após domingo compartilha o evangelho no contexto social de Goiânia. Uma igreja autêntica, mas ao mesmo tempo simples. 






| Necessidade

Com o passar do tempo, foi preciso uma adaptação da identidade visual às necessidades da igreja. A primeira delas, foi a integração com o calendário litúrgico, que norteia a rotina da comunidade e tem alguns elementos característicos, como as cores de cada época. A segunda necessidade foi expressar melhor para o público externo o que é a igreja, fugindo de três impressões com os quais normalmente ela é associada: igreja underground, igreja católica romana e igreja cool.






| Símbolo

O símbolo foi projetado para expressar três ideias principais:

1. Movimento: expressa o local onde a igreja está inserida, ou seja, a cultura. É algo dinâmico, fluido. 
2. Farol: representa a igreja, tanto em termos locais, quanto em termos gerais. Algo sólido, que se mantém firme na história.
3. Luz: representa as pessoas, a luz do Farol. É cíclico porque representa o movimento constante de missão (envio ao mundo) e catolicidade (retorno à igreja para a comunhão).​​​​​​​







| Assinatura Visual

A assinatura visual pode ser aplicada de três formas diferentes, dependendo da necessidade:

1. Apenas símbolo
2. Símbolo + logotipo, nas versões horizontal e vertical.
3. Símbolo + logotipo + descritor







| Cores

A marca foi projetada para ser aplicada sobre e com diferentes cores.

A necessidade disso é acompanhar as estações do calendário litúrgico, que se organiza através dos eventos-chave da vida de Jesus, influenciando diretamente na liturgia da igreja. 










| Liturgica.otf

Para compor a identidade visual, foi desenvolvida uma fonte com pictogramas (dingbats), batizada de Litúrgica, para facilitar a aplicação dos mesmos nos diversos materiais da igreja (peças para redes sociais, slides, materiais internos...).

O grande desafio nessa etapa do projeto foi abranger dois requisitos: coerência teológica (estar em acordo com o que a igreja crê) e caráter didático (ajudar as pessoas a compreenderem o que significa cada evento, época ou sacramento representados nos pictogramas).










________________________________________________









| Obrigado!

Igreja Cristã Farol Esperança:

Agradecimentos especiais:
Matheus Ramos, Paulo Evaristo, Thais Evaristo, Ton Jr. e Pedro Bastos pelas contribuições fundamentais durante o processo. Daniel Vieira, nosso mestre e liturgista, pelos apontamentos teológicos e opiniões. Conselho da Igreja - Aurélio Borges, Carlos Henrique de Paula, Frederico Dietz, João Izaru e Rodrigo Costa - por ser sensível e entender a importância desse projeto.​​​​​​​




Igreja Cristã Farol Esperança
Published: