A tipografia exclusiva do Atlético Paranaense

Entre o furacão e o domínio de bola: a tipografia exclusiva do Atlético Paranaense

Marcas esportivas não tem clientes; tem torcedores. Eles literalmente vestem a camisa. Eles irão vibrar, gritar e até chorar abraçados com a marca no peito. Isso faz com que todo projeto para o esporte seja ao mesmo tempo fantástico e assustador. São muitas emoções. Uma paixão, muitas gerações.


O Clube Atlético Paranaense é o primeiro time brasileiro a ter a sua própria tipografia – uma fonte exclusiva, desenhada sob medida. A partir de agora, cada palavra escrita e até o número nas costas dos jogadores carrega os valores do clube, ou, como eles dizem, os 4 ventos do furacão: inovação, rebeldia, entusiasmo e ambição.


É inovador o próprio fato do clube encomendar uma fonte exclusiva. A rebeldia e o entusiasmo são vívidos no design das letras, com cortes diagonais em ascensão, sugerindo muito movimento. Em grandes tamanhos de títulos, a voz do Furacão grita alto. Ao mesmo tempo, fontes precisam ser legíveis e este entusiasmo precisava ser controlado; domínio de bola é fundamental. Por isso, uma versão específica para textos pequenos foi criada, onde as letras e espacejamento são mais largos, contando também com ajustes no desenho para atenuar as características marcantes da fonte Furacão. Ou seja, escalando a legibilidade em primeiro lugar, quando jogo pede, em tamanhos pequenos.


“Se a fonte é a voz da marca, a fonte do Furacão grita alto. Grita para todo o mundo ouvir. E reconhecer que essa voz só pode ser do Furacão. Essa letra é só deles.” – Fabio Haag, type designer


A tecnologia Variable Font foi utilizada para os números das camisetas. Fontes variáveis permitem uma infinita variação de larguras, o que é ideal para os uniformes, onde o número 23, por exemplo, precisa ocupar o mesmo espaço que o número 2 ou o 3 isolados. Na fonte Furacão, a largura é ajustada ao exato espaço disponível, dependendo do contexto, preservando a qualidade do desenho original.


Conseguimos em apenas 2 meses, junto com a Oz Estratégia+Design, que assina o posicionamento e a nova identidade visual do Atlético Paranaense, criar esta fonte exclusiva e levantar o design do futebol brasileiro com a força do furacão.

“Desenhar uma tipografia proprietária é ferramenta poderosa na construção de uma identidade sólida. No caso do Atlético Paranaense, a importância é ainda maior, pois a principal expressão de identidade de um clube de futebol é o seu uniforme. O número nas costas dos jogadores tem, portanto, um papel relevante na imagem. Dessa forma, passa a ser um grande diferencial um desenho único, diferente de todos os adversários com os quais você se defrontará em campo.” – Giovanni Vannucchi, Sócio Diretor da OZ Design+Estratégia


Fontes exclusivas materializam estratégias de marca, carregam sua personalidade individual e DNA em cada palavra escrita. Vamos conversar?
A tipografia exclusiva do Atlético Paranaense
183
1,767
10
Published:

A tipografia exclusiva do Atlético Paranaense

O Clube Atlético Paranaense é o primeiro time brasileiro a ter a sua própria tipografia – uma fonte exclusiva, desenhada sob medida. A partir de Read More
183
1,767
10
Published: