Rádios Antigos, selos brasileiros
Em julho de 2018, fui convidado pelos Correios do Brasil para desenvolver o projeto gráfico da emissão ‘Aparelhos de Rádio: Modelos Antigos’: uma homenagem filatélica para uma das invenções mais importantes da história da comunicação.
4 selos, 4 faces: 1 mini rádio

A ideia do projeto foi fazer com que os selos extrapolassem sua função habitual de simplesmente ilustrar o tema da emissão, criando um impresso que fosse ele mesmo uma pequena miniatura do assunto. Ou seja, no lugar de apenas retratar um rádio antigo, a minifolha criada também vira uma dobradura de papel, onde os 4 selos dão forma a um rádio valvulado em escala filatélica. 

Além de servir de superfície para a criação desse miniaparelho de rádio, cada selo foi criado para apresentar aspectos distintos do tema tecnologia, notação eletrônica, estética de época e funcionamento do aparelho. A miniatura pode ser montada com tesoura, cola e o próprio picote do impresso. 

A emissão também é uma metáfora para a prática do radioamadorismo, e sua tradição de montagem de equipamentos eletrônicos para uso, aprendizado e colecionismo. Um paper toy filatélico, criado para enfeitar sua estante como os antigos aparelhos faziam antigamente. :-)
só falta tocar sua música preferida. 
paper toy criado a partir da mini folha 'rádios antigos'.
cores e recursos especiais

A paleta de cores da minifolha faz referência aos antigos aparelhos de rádio, com uso de tons que remetem à madeira e metal, mas trabalhados com mais contraste e em combinações contemporâneas. 

A emissão apresenta ainda recursos especiais de impressão, para criar um efeito maior de realidade no miniaparelho montado: a aplicação de verniz localizado sugere detalhes em vidro no painel do rádio, o relevo seco reforça a sensação de volume em botões e outras partes do rádio, e o uso de tinta calcográfica prateada cria a sensação de um diagrama eletrônico metalizado.
protótipos, ajuste de cor, testes de escala e miniaturas.
impressão calcográfica em cor prata, no selo que representa um diagrama de montagem de um rádio valvulado.
tipografia

Em todos os selos, a grafia do tema, o nome do país e o ano de emissão foram trabalhados tipograficamente para estar totalmente integrados ao objeto, apresentando-se ora como marca, ora como embalagem fictícia de uma válvula eletrônica, informações no painel ou parte do diagrama de eletrônica na base do aparelho. A tipografia funciona como elemento ativo nas composições, e não apenas como legenda de apoio.

Todas as fontes tipográficas utilizadas neste projeto constituem softwares livres ou são criações exclusivas de lettering.
tipografia livre e customizada, trabalhando ativamente na composição.
detalhamento técnico

Dimensão dos selos: 44mm x 26mm.
Dimensão do bloco: 125mm x 146mm.
Tiragem: 50.000 unidades.
Impressão: Casa da Moeda do Brasil.
Processo de Impressão: offset + tinta calcográfica + verniz localizado + relevo seco.
Papel: couché gomado.
Picotagem: 11 x 11,5.
1º dia de circulação: 14 de dezembro de 2018, Brasília/DF.
Gestor da emissão: Daniel Fernandino.

fotos: Eduardo Lima.
obrigado! Jamile, Daniel e equipe ECT, Eduardo, Amanda & João, Sr. Fausto e Ellen. 
Rádios Antigos, selos brasileiros
31
266
1
Published:

Rádios Antigos, selos brasileiros

emissão Rádios Antigos, Correios do Brasil 2018: um bloco postal que vira um rádio em miniatura de papel.
31
266
1
Published: