[Design Gráfico] Descolonizando o Brasil
Descolonizando o Brasil é um projeto e um website-obra de Maria Thereza Alves em colaboração com estudantes indígenas da UFSCar - Campus Sorocaba: Aldine Tukano (Aldine Daiana Barreto), Cagüü̃cü Tikuna (Lucas Quirino), Kaly Tariano (Agostinho Brazão Barbosa), Kuhupi Waura, Ñorõ Tuyuka (Reginaldo Ramos), Omawalieni Baniwa (Eliane C. Guilherme), Potira Kambeba (Rosangela B. Braga), Rayana Atikum (Rayana S. Freire), Sileia Tukano (Sileia Massa Alves) e Sunia Yebámahsã (Jonas Prado Barbosa). O trabalho foi realizado em 2018 a convite dos estudantes e do Sesc Sorocaba.

O projeto é resultado do desdobramento de uma série de workshops que aconteceu de julho a setembro de 2018 no campus da UFSCar, na FLONA (Floresta Nacional de Ipanema), na Aldeia Guyra Pepo e no Sesc Sorocaba. Esses encontros deram origem a ações performáticas, um e-book, sete revistas de idiomas, vídeos e peças teatrais, que estão reunidos em um website e em exposição no  Espaço de Exposições do 1º andar do Sesc Sorocaba até 3 de fevereiro de 2019.

Fotos da abertura da exposição por André Pinto
E-book
O e-book “Descolonizando o Brasil” surgiu de uma solicitação dos estudantes, que queriam escrever sobre intelectuais indígenas que eles consideram importantes e que não estão incluídos na narrativa da história oficial brasileira.
Para o projeto gráfico, definiu-se que as linhas seriam o elemento gráfico em comum, fazendo referência a demarcação das terras indígenas, uma das questões fundamentais para a luta indígena perante o poder público. As linhas se interligam de uma página a outra, fazendo alusão à coletividade, característica marcante neste trabalho, em que o livro foi escrito coletivamente pelos estudantes e pela artista, evocando ainda uma série de intelectuais e lideranças indígenas. As linhas interagem com as imagens, costurando-as ao texto, sempre respeitando o objeto principal da foto, fazendo com que as linhas passem por trás destes.
Os estudantes selecionaram trechos que gostariam de destacar ao longo do livro e também foram responsáveis pela escolha das cores de seus capítulos. A seleção abaixo é de um trecho do capítulo 14. O livro pode ser acessado na íntegra no website-obra.
Revistas de Idiomas
Os estudantes desenvolveram revistas e áudios com lições de seus Idiomas: Ticuna, Baniwa, Tuyuka, Kambeba, Tukano, Kuripako, Cariri, Wauja e Yebámahsã. Para o projeto gráfico, procurou-se usar um layout característico de livros e revistas didáticas de idiomas. Abaixo estão as capas das sete revistas, com cores escolhidas pelos estudantes.
Miolo do Volume 1, Lições do Idioma Ticuna por Cagüü̃cü Tikuna (Lucas Quirino):
Website (Desktop)
O website é a obra resultante deste processo realizado entre a artista e os estudantes e todo o conteúdo produzido está disponível nele.
O layout foi concebido com base em menus retangulares dispostos sobre a obra de Maria Thereza Alves chamada “A Possible Reversal of Missed Opportunities / Uma Possível Reversão de Oportunidades Perdidas” realizada para a 32ª Bienal de São Paulo, 2016; o fundo do poster é uma adaptação de uma joia de Bev Koski.
A tipografia escolhida surgiu nos primórdios do reconhecimento óptico de caracteres, fazendo alusão à tecnologia e sua relação com as culturas originárias, conceito que permeia este trabalho.
Ao clicar nos menus, abrem-se os submenus, interligados pelas linhas que remetem à ideia dos sistemas complexos e das redes.
Os itens vão se sobrepondo em camadas, e se relacionam através do uso da transparência.
Website (Mobile)
Para a versão mobile foram mantidos os mesmos conceitos, apenas adaptando para as proporções da tela.
Todo o conteúdo do projeto pode ser acessado pelo endereço: www.descolonizandobrasil.com.br
Ficha Técnica
Um Projeto e Website de Maria Thereza Alves
em colaboração com
Aldine Tukano (Aldine Daiana Barreto)
Cagüü̃cü Tikuna (Lucas Quirino)
Kaly Tariano (Agostinho Brazão Barbosa)
Kuhupi Waura
Ñorõ Tuyuka (Reginaldo Ramos)
Omawalieni Baniwa (Eliane C. Guilherme)
Potira Kambeba (Rosangela B. Braga)
Rayana Atikum (Rayana S. Freire)
Sileia Tukano (Sileia Massa Alves)
Sunia Yebámahsã (Jonas Prado Barbosa)

Coordenação de Grupo e Projeto
Potira Kambeba (Rosangela B. Braga) e Wilma Lukatsch

Produção Executiva e Edição de Textos
Alita Mariah e Samantha Alves

Projeto Expográfico
Luciana Valsechi

Revisão
Juliana Simonetti

Edição de Vídeos
Bruno Lotelli

Assistentes de Produção
André Pinto, Gustavo Morais Lopes e Márcio Marques

Conceito e Design
Maria Thereza Alves e Wilma Lukatsch

Design gráfico e Produção Gráfica
Eliete Della Violla

Programação do Website
Juliana Negreiros

Realização
Sesc Sorocaba

Apoio
FLONA (Floresta Nacional de Ipanema) - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Parceria
Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Agradecimentos especiais
Busanã Piratapuia (Alberto Gonçalves Cruz), João Pedro Martins, Marcelo Oliveira Gomes, Filho, Melina Izar Marson e Rafael Gonçalves Dorival.


[Design Gráfico] Descolonizando o Brasil
1
17
0
Published:

[Design Gráfico] Descolonizando o Brasil

Design gráfico para Descolonizando o Brasil, um website-obra e exposição de Maria Thereza Alves em colaboração com estudantes indígenas da UFSCar Read More
1
17
0
Published:

Creative Fields