Capa do livro "Laços de Família" - out/2018
Criação de capa tipográfica para o livro "Laços de Família", de Clarice Lispector.

Atividade da disciplina Design Tipográfico - curso de graduação em Design Gráfico, Universidade Cruzeiro do Sul (outubro de 2018).

Ferramenta utilizada: Microsoft Word
Tipografias: Futura e Zeitgeist.
Conceito do cartaz:
Clarice Lispector é introspecção, reflexão, intimidade. Espelho, inverso e reflexo. O eu de cada um de nós, refletido em seus escritos viscerais – assim como é visceral o laço de família, vermelho de sangue, o cerne íntimo e definitivo.

Justificativa da tipografia escolhida:
A Futura foi escolhida por ser uma tipografia essencialmente geométrica, e por facilitar a execução do efeito de reflexo no nome da autora. A Zeitgeist, por sua vez, foi escolhida por seu efeito de tipografia cursiva (“letra de mão”), representando a intimidade familiar, ao mesmo tempo em que o efeito “brush” simula uma escrita feita com tinta (ou sangue, no caso deste cartaz).

Legibilidade:
A Futura é originada de formas geométricas como o círculo, quadrado e triângulo. Tem uma percepção fria, quase sem expressão, com cantos de ângulos perfeitos, interiores com círculos perfeitos e pontas bem afiadas. A Zeitgeist, por sua vez, é informal, casual e moderna, baseada em caligrafias manuscritas reais.

Justificativa da escolha de cores:
Nome da autora: preto. Minimalismo – introspecção – simplicidade.
Nome da obra: carmim/vermelho escuro. Família – sangue – consanguinidade – intimidade.
Plano de fundo: rosa/salmão. Materno – mãe – feminino.

Justificativa da composição do layout (hierarquia da informação):
O nome da autora foi duplicado com reflexo e posicionado no alto da página, de forma intimista e minimalista. Foi dado maior destaque ao título da obra (“Laços de Família”), que ocupa a parte central da página de forma impactante e inequívoca.
Capa do livro "Laços de Família" - out/2018
3
40
0
Published:

Capa do livro "Laços de Família" - out/2018

3
40
0
Published:

Tools