Telas Vivas - Arte, Expressão e Identidade na Tatuagem Contemporânea

O projeto a seguir se baseia na contextualização da prática da tatuagem e em uma série de comparações a fim de compreende-la, do ponto de vista do profissional artista e do consumidor, e apresentar um portfólio consistente que ilustre não somente a questão estética presente no trabalho, mas também a unicidade das características dos indivíduos tatuados. 
Resumo: A tatuagem é uma prática que sobreviveu e sobrevive ao tempo, sendo um dos poucos costumes impossíveis de se extinguir por estar presente de maneiras diferentes em incontáveis culturas. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar a história da tatuagem, em seus aspectos técnicos e visuais praticados por costumes e tradições. A partir de um estudo sobre a evolução das técnicas e materiais, será perceptível e foi analisado a influência de alguns dos muitos movimentos artísticos em releituras e adaptações dentro dos estilos presente na tatuagem. Após essa imersão, outra análise criará uma relação entre os grupos e/ou indivíduos que viriam a formar estereótipos de consumidores da prática e alguns estilos em específicos da tatuagem, tendo como objetivo evidenciar a ausência desse padrão nos dias atuais. Uma vez compreendido esse panorama, será apresentado à descrição do projeto para portfolio baseado em ensaios fotográficos.

Abstract: Tattooing is a practice that has survived and survives over time, being one of the few customs impossible to extinguish in the world for being present differently in countless cultures. The present work aims to contextualize the history of the tattoo, in its technical and visual aspects practiced by customs and traditions. From a study on the evolution of techniques and materials, will becomes noticeable and analyzed the influence of some of the many artistic movements in re-readings and adaptations within the styles present in the tattoo. After this immersion, another analysis will create a relationship between the groups and/or individuals that would form stereotypes of consumers of the practice and some styles in specific of the tattoo, aiming at evidencing the absence of this pattern in the current days. Once this scenario is understood, the project description for the portfolio will be presented based on photographic essays.

Na revista, fica clara a influência do formato zine, muito popular quando se trata de produção manual e engajada com argumentos críticos. Tais características foram escolhidas com o objetivo de ainda manter a relação da arte e tatuagem em um nível underground, considerando os aspectos clandestinos que ainda cercam a imagem da tatuagem. O conteúdo abordado na zine trata-se de uma síntese do estudo realizado sobre a história da tatuagem, as identidades na sociedade e o comparativo das técnicas de pigmentação com as artes visuais e arquitetura.
As lâminas do portfólio foram compostas por papel vegetal, carregado da informação de apresentação da tela (pessoa) seguida de registros fotográficos gravados em papel reciclado. O documento tem o formato A3 e é todo arquivado em uma caixa especial. Apesar da apresentação mais refinada, a quebra de texto e conjuntos no grid permaneceu sob inspiração das zines. Em cada conjunto de fotografias, há também uma declaração do tatuado, comentando um pouco sobre como vê a si mesmo e como imagina que a sociedade o vê, e o valor pessoa que carrega em sua tatuagem.
Registro em movimento das páginas que compõem a zine.
A caixa que guarda o projeto foi desenhada em Ai e recortada a laser. Montada de maneira artesanal, foi lixada e teve aplicado sobre ela duas camadas de tinta preta spray. Os documentos que compõem o portfólio, assim como a zine, são envoltos em tecido não tecido preto de baixa gramatura.
O projeto do segmento criativo foi elaborado sob a orientação do profº Evandro Klos, focando na captação fotográfica para a análise e reflexão dos trabalhos e do conceito em questão. Telas Vivas, apesar de apresentado como trabalho final do curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Curitiba, seguirá como projeto contínuo, buscando a leitura de novas características pessoais, aspectos artísticos e antes de mais nada, a expressão artística.
Abaixo encontram-se os links para o projeto em formato digital disponível para leitura na íntegra e download para estudos e referências. Sinta-se livre :D
Plataforma Scribd: Zine | Portfólio
Vídeo criado para complementar o portfólio buscando transparecer alguns momentos do workflow e processo criativo. A captação por referências no desenvolvimento da ilustração, a rafe e a transposição do papel para a pele. 
Captura e edição por Lucas Santos
O projeto continua no meu dia-a-dia, afinal, tatuagem também é minha vida. O objetivo, além do desenvolvimento para a conclusão do curso, é uma imersão e reflexão na maneira de ver a arte, de ver a tatuagem, em seus aspectos únicos tal qual seus portadores. 
Para ver mais, acesse: www.heyalbqrq.com/telasvivas 

Acompanhe também no Instagram:​​​​​​​ @heyalbqrq

Obrigado pela visita,
volte sempre ❤


Telas Vivas | Tatuagem, Expressão e Identidade
18
162
4
Published:

Telas Vivas | Tatuagem, Expressão e Identidade

O projeto se baseia na contextualização da prática da tatuagem e em uma série de comparações a fim de compreende-la, do ponto de vista do profiss Read More
18
162
4
Published:

Tools