Na Camargo's profile

Faça da praça sua casa

Projeto Faça da Praça sua Casa 
CASA NO MEIO DO MUNDO EM PARCERIA COM CCJ
A Casa no Meio do Mundo é um coletivo de artistas e produtores culturais de diversas linguagens, formado na zona norte de São Paulo ao final de 2013 com o objetivo de criar atividades culturais de fomento à pesquisa cultural, artística, criativa e empreendedora, ampliar o acesso e democratização da cultura tendo como prioridade a urgência do fortalecimento da produção e consumo cultural nas periferias e bolsões de exclusão. Respeitando as diferenças e diversidades étnicas, religiosas, culturais, lingüísticas, estéticas, etárias, físicas, mentais, de gênero, de condição sexual, etc, buscamos desenvolver atividades abertas onde cada participante tenha voz e espaço para expressar suas idéias de maneira consciente. O coletivo realiza suas atividades nos entornos das comunidades do Jd Julieta/ Jd Brasil, Parque Edu Chaves e região.
Localiza-se nesta região, o maior Terminal de Cargas da América Latina, onde circulam aproximadamente 6000 caminhões por dia, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Setcesp). Atualmente em terreno irregular, o terminal dispõe de apenas 2000 vagas, dessa forma, muitas vezes os veículos se dispersam e estacionam em ruas vizinhas, intensificando a poluição causada pela queima do óleo diesel dos caminhões, a violência, prostituição infantil, tráfico de drogas, além do aumento da população jovem com doenças sexualmente transmissíveis como o SÍFILIS e outras questões sócio-ambientais. Aumentando, dessa forma, a vulnerabilidade e risco social da região que já tem números alarmantes.
Entendendo o empoderamento cultural de setores excluídos de nossa sociedade como chave mestra para um desenvolvimento sustentável em larga escala, para a liquidação das diferenças sociais existentes e aperfeiçoamento das relações humanas O Coletivo Casa no Meio do Mundo promove diversas ações inclusivas, não só dentro do hip hop, como em outros gêneros musicais e linguagens artísticas como rock, mpb, reggae, teatro, stencil, grafite, circo,teatro e atividades de meio ambiente.
Já participamos de ações da Prefeitura de São Paulo, como o SP Rua em 2014, levando os mc’s da periferia para apresentações no centro da cidade.

Realizamos também atividades culturais e oficinas em praças públicas da Zona Norte, com o projeto Faça da Praça sua Casa, com apoio do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso,
Produção do documentário Cultura Política e Novas Gerações (em andamento);
Kilombo das Abelhas Grandes, que é um projeto de promoção à igualdade racial em parceria com o Biblioteca Pública José Mauro de Vasconcelos, SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e Escola Estadual Profª Maria Antonieta do Carmo.
Faça da praça sua casa
Published:

Faça da praça sua casa

Published: